Paris Clima 2015 – O que é a COP 21?

Este ano, a conferência sobre o clima acontecerá em Paris, entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015. Mas, na verdade, o que é a COP 21?

Normalmente chamada de Conferência Internacional do Clima, ficou conhecida este ano como a Paris Clima 2015. Mas seu apelido, na verdade, é COP. O que quer dizer? E para que serve?

COP: o que quer dizer?

A COP, abreviação de Conferência das Partes, é uma conferência supranacional sobre o meio ambiente, mais precisamente sobre as mudanças climáticas.

Ela é um pouco como a versão ambiental da ONU. Todos os anos, os participantes dessa conferência se reúnem para decidir as medidas que devem ser postas em prática, com a intenção de fazer com que o aumento da temperatura global seja inferior a 2º C.

Quem decide?

Os participantes, chamados de “Partes”, são os Estados signatários  da Convenção das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, adotada em 1992 ao fim da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro. Essa convenção reconhece a existência “de uma mudança climática de origem humana e dá aos países industrializados a primazia da responsabilidade por lutar contra tal fenômeno”, de acordo com o site oficial da COP 21. Desse ponto de partida resultaram as COP (Conference of Parties) anuais, destinadas a adotar medidas para que todos os Estados Signatários reduzam seu impacto sobre o aquecimento global e antecipem a adaptação a essas mudanças.

Para que serve?

As decisões tomadas nessas conferências devem ser adotadas unanimemente por todas as partes ou por consenso, unicamente. Cada sessão de COP é, assim, fundamental, pois ela permite fazer um balanço do ano anterior, assim como renovar ou ajustar os compromissos precedentes.

Mas se a COP 21, em outras palavras a 21ª edição dessa conferência, é tão especial, é porque ela tem como objetivo conduzir a um acordo “universal e obrigatório” que será efetiva a partir de 2020, para criar uma transição realista para uma economia e política mundiais ecorresponsáveis, algo inédito na COP!

Se a colaboração entre as partes for eficaz, nós poderemos então muito em breve assistir a uma revalorização da ecologia na esfera política, já que a França já investiu um bilhão de dólares no Fundo Verde para o clima, uma bela promessa para o futuro!

A reportagem original pode ser lida em francês aqui.

O acordo que será assinado ao fim da COP 21 vem substituir com propostas ainda mais ambiciosas o protocolo de Kyoto, assinado em 1998. Esse protocolo expriou em 2012.

Siga a COP 21 no Facebook, Twitter e Instagram.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s