Eventos em parceria com a França: Agenda Cultural de Dezembro

Enfim chegou o mês de Dezembro! De todos os meses, talvez esse seja o melhor, pois podemos ver os resultados dos projetos que executamos durante o ano!
Porém, caso você não tenha conseguido levar seus planos à frente, dezembro também representa o novo, cheio de oportunidades de começos.
Agora, é preciso sempre ter em mente que todo mês a França possui eventos incríveis acontecendo e que você sempre pode participar deles!
Aproveite a agenda de dezembro para fechar 2018 com chave de ouro!

Exposição: “E Agora, Maria?” + Performance: Papeis Privados Dores Públicas”

Estará em exibição na Aliança Francesa de Belo Horizonte, na galeria Georges Vincent, até o dia 20/12/2018, a exposição “E Agora, Maria?” do artista visual Zi Reis. A exibição faz parte do edital Arte na Luta, que consistiu em convocar artistas para usar a arte como forma de luta e de reflexão.

Para mais, no dia 13 de dezembro, às 19 horas, será realizada a performance ‘’Papéis Privados Dores Públicas’’, evento que surge como um desdobramento da instalação de mesmo nome, onde, sobre uma tábua de passar roupas, ‘’passo de forma incessante recortes de jornal contendo notícias sobre violência doméstica, até que as mesmas queimem”.

Zi Reis é artivista (artista + ativista) visual, poeta, produtora cultural e arte-educadora. Graduada em Artes Visuais, com habilitação em Pintura, pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem também formação em Direção e Produção Audiovisual pela Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! BH. Seu trabalho transita por múltiplas áreas, especialmente arte urbana, fotografia, cinema, pintura, performance e escrita literária. Integra os coletivos Pé vermelho, Amargem crew e Filme de Rua.

Cineclube Francófono – Le Vent d’Est

Como todos já sabem, em um sábado de cada mês, acontece a exibição de um filme francês diferente. O Cineclube Francófono é fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa de Belo Horizonte.
No mês de dezembro, no dia 22, será exibido o filme Le Vent d’Est, dirigido por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. A entrada para a sessão é gratuita, e a distribuição de ingressos acontecerá 30 minutos antes da exibição.

Conférence “Grottes et roches de Minas Gerais, un terrain de recherche scientifique exceptionnel” na Aliança Francesa de Belo Horizonte

A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a conferência ‘’Cavernas e rochas de Minas Gerais, excelente campo de pesquisa científica’’, com o especialista Dr. Joel Rodet, pesquisador CNRS há 28 anos, com doutorado pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne.

Sobre a conferência: O estado de Minas Gerais oferece uma grande variedade de rochas: granitos, quartzitos, minérios de ferro, arenitos e também calcários. A característica excepcional desta área é que existem cavernas em todas as rochas sólidas ou cimentadas do estado, abrindo-se em paisagens excepcionais de beleza e riqueza de formas. É para esta viagem que você é convidado.

O evento acontecerá no dia 11 de dezembro de 2018, às 18h30, na Galeria Georges Vincent – Aliança Francesa.

Evento gratuito, em inglês.

PROGRAMA ODYSSEE PARA RESIDÊNCIAS 2019

A ‘’Associação dos Sítios Patrimoniais para a Cultura’’, com o apoio do Ministério da Cultura Francês, lança as inscrições para o Programa Odyssee, destinado a residência de artistas, pesquisadores e profissionais estrangeiros que não residem na França e que desejam desenvolver projetos dentro dos centros culturais franceses.

Desde 2003, mais de 600 artistas e profissionais da área cultural, representando 78 nacionalidades diferentes, beneficiaram deste programa, em várias áreas tais como música, arquitetura, artesanato, artes visuais, escritura teatral e também cinema de animação, fotografia, jornalismo…

Para o ano de 2019, para se beneficiar do projeto de residência, o Brasil é um dos países prioritários.

Os projetos devem ser encaminhados até o dia 17 de dezembro. Para maiores informações de envio e de critérios, basta acessar o link e a chamada em português. As candidaturas devem ser enviadas em francês ou em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s