Eventos em parceria com a França: Agenda Cultural de Novembro

O ano enfim está terminando! Todas as metas que estabelecemos estão começando a dar frutos e é hora de prepararmo-nos para um 2019 pleno. Nesse percurso, não poderia faltar, claro, a Agenda Cultural de Novembro, que chegou com novidades empolgantes e interessantes.
De exposições a palestras e sessões de cinema, a cultura francesa e o conhecimento nunca estiveram a tão fácil alcance de nós! Não vá ficar de fora, hein?!

Campus France na UFOP

images.jpg

No dia 5 de junho 2018, o Campus France Belo Horizonte realiza uma palestra na UFU para explicar como estudantes brasileiros podem realizar o sonho de ingressar em uma universidade francesa. Na ocasião, será possível obter informações sobre o ensino superior francês, possibilidades de intercâmbio e bolsas de estudos.

A palestra acontecerá no auditório 5O A do Campus Santa Mônica, às 14h30. A partir das 16h, o Campus France recebe estudantes selecionados para intercâmbio na França em 2018 para esclarecer dúvidas sobre a preparação que precede a viagem (visto, moradia, seguros, etc.).

 

Exposição: Corpos Políticos

Estará em exibição na Aliança Francesa de Belo Horizonte, na galeria Georges Vincent, até o dia 22/10/2018, a exposição fotográfica Corpos Políticos, da artista Isabella Leite. A exibição faz parte do edital Arte na Luta, que consistiu em convocar artistas para usar a arte como forma de luta e de reflexão.

Isabella Leite nasceu em Belo Horizonte e é fotógrafa desde 2013. Frequentou diversos cursos livres e escolas, com destaque para a Escola Guignard, Escola de Imagem, Metrópole e Estúdio Figa. Seu trabalho inclui retratos, registros de espetáculos, manifestações documentais e fotografias urbanas, sempre em busca de captar a totalidade dos espaços e dos sujeitos. Participou de exposições individuais e coletivas na capital mineira, como “Duas”, no Edifício Maletta; e “Desvio”, no Santeria Bar.

 

Workshop: Inovação e Criação de Novos Negócios na Economia Circular

Workshop baixa resolução.jpg

No dia 12 de novembro, acontecerá o Workshop de Inovação e Criação de novos Negócios na Economia Circular das 14h às 18h, no HUB Minas Digital.

O evento contará com a participação de Christian du Tertre, economista da Universidade Diderot – Paris 8 e diretor do grupo de pesquisa ATEMIS, e de Rafael Oliveira, economista e professor da Fundação Dom Cabral.

A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: comunicacao.scacbh@gmail.com (sujeito ao limite de vagas).

Mais informações sobre o HUB Minas Digital estão disponíveis pelo e-mail: luiza.moura@impacthub.net.

 

Cineclube Francófono – VIVEMENT DIMANCHE

truffaut-de-repente-num-domingo-min.jpg

Como todos já sabem, em um sábado de cada mês, acontece a exibição de um filme francês diferente. O Cineclube Francófono é fruto de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa de Belo Horizonte.
No mês de novembro, no dia 17, será exibido o filme VIVEMENT DIMANCHE, dirigido por François Truffaut. A entrada para a sessão é gratuita, e a distribuição de ingressos acontecerá 30 minutos antes da exibição.

 

Ser Pesquisador na França

No dia 6 de novembro de 2018, o Espaço Campus France promove um encontro com Olivier Plantevin em Belo Horizonte.

Olivier Plantevin é físico, professor na Université Paris-Sud e membro do Centro de Ciências Nucleares e de Ciências dos Materiais (CSNSM). Ele também atua como representante da Université Paris-Saclay para a área de física.

Na sua apresentação, M. Plantevin abordará o seu percurso acadêmico, seu tema de pesquisa atual e aspectos sobre os estudos de Física na França, apresentando a Université Paris-Sud e a Université Paris-Saclay.

Se você está pensando em fazer um doutorado ou pós-doutorado na França, é uma boa oportunidade para ter dicas sobre a carreira na área de pesquisa. Participe!

Evento gratuito, em inglês.

 

III Bain Linguistique 2018

III-Bain-linguistique-Ouro-Preto.jpg

A Associação de Professores de Francês de Minas Gerais promove nos dias 10 e 11 de novembro o III Bain Linguistique 2018. O evento ocorrerá em Ouro Preto, na Escola de Minas na Praça Tiradentes.
Na programação, há atividades que vão desde ateliers para estudo do léxico e da gramática francesa de forma lúdica até ateliers de práticas teatrais no ensino de FLE. O público-alvo são francófonos de todos os níveis (débutants, intermédiaires et avancés).
Para participar do evento, é necessário fazer inscrição no site da APFMG e realizar o pagamento das devidas taxas.

 

O Futuro do Lixo: Inovação na Economia Circular

No dia 7 de novembro de 2018, das 15:00 às 15:45 e das 16:00 às 16:45, acontecerá na III FINIT, no espaço da Campus Party, a palestra O Futuro do Lixo: Inovação na Economia Circular. Trata-se de uma parceria entre a INSEA, a UFMG/Núcleo Alternativas, o SEED, o HUB Minas Digital e a Embaixada da França/IFB.
No evento, estarão presentes Christian du Tertre, professor de economia na Universidade Diderot – Paris VII e Diretor-Técnico do Laboratoire d’Intervention et de
Recherche ATEMIS, e Sébastien Willerval, engenheiro especializado em gestão de resíduos sólidos, considerando aspectos institucionais, sociais, financeiros e
ambientais.
O objetivo desta palestra é apresentar a experiência francesa em inovações orientadas pela economia da funcionalidade, que propõe a reorganização das  atividades econômicas em torno dos princípios fundamentais da economia de serviços ou servicial, em especial a redução dos materiais em circulação x aumento dos valores imateriais.

 

“Como se planejar para estudar no exterior?” SKEMA Business School

SKEMA 2.jpg

No dia 07/11, às 19:30, a SKEMA Business School, unidade em Belo Horizonte, realiza a palestra “Como se planejar para estudar no exterior” destinada a famílias de jovens que desejam realizar seus estudos no exterior.
A SKEMA é uma universidade europeia considerada entre as melhores do mundo pelo jornal britânico Financial Times e possui campus em 4 países diferentes, além de convênios com mais de 100 universidades no mundo.
Não perca essa oportunidade de conhecer uma das melhores instituições de ensino em negócios do mundo!
A SKEMA fica no bairro Santo Agostinho, na rua Bernardo Guimarães nº 3071, e as inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s