5 momentos históricos da França no Oscar

Entre todas as honras que o universo cinematográfico oferece, definitivamente, a maior delas é vencer uma categoria no Oscar. Com frequência, produções americanas vencem o prêmio, afinal, é em hollywood que algumas das maiores obras da história do cinema foram produzidas. Todavia, isso não significa que outras nacionalidades não se destacam ou ganham prêmios, inclusive, hoje, a França já venceu mais de 50 prêmios!

Veja abaixo 5 momentos históricos da França no Oscar!

Oscar de Melhor Filme

Resultado de imagem para the artist

Imagem: Divulgação

Após 4 nomeações, enfim chegou o momento em que a França levou para casa a estatueta de melhor filme. O filme “The Artist”, lançado no ano de 2011, foi responsável por essa façanha, recebendo o prêmio no ano de 2012. O produtor e ator Thomas Langmann recebeu seu oscar, protagonizando um momento histórico na cerimônia. Além do prêmio principal, a obra recebeu outras 4 estatuetas (melhor ator, melhor diretor, melhor trilha sonora individual e melhor figurino).

Oscar de Melhor Atriz

Resultado de imagem para marion cotillard oscar

Imagem: Pinterest

Embora não seja a primeira vez que uma francesa venceu o Oscar de melhor atriz, não há quem não lembre o momento em que Marion Cotillard levou a melhor nessa categoria. A interpretação que ela executou da cantora francesa Edith Piaf foi aclamada por toda a crítica, consagrando-a como uma das maiores atrizes da história da França. Além disso, o filme La Môme foi indicado a outras 2 categorias, vencendo uma delas (melhor maquiagem e penteados).

Oscar de Melhor Realizador

Resultado de imagem para roman polanski oscar

Imagem: Pinterest

No ano de 2013, o artista francês Roman Polanski levou para casa a estatueta de melhor realizador pelo filme The Pianist, entrando para a história como o primeiro francês a ganhar esse prêmio. Anterior à sua vitória, Roman já havia recebido duas outras indicações, nos anos de 1975 e 1981. É interessante mencionar que, além dele, outros 7 homens já receberam indicação a essas categorias, porém não obtiveram sucesso.

O filme “The Pianist” foi também vencedor de outras 2 categorias (melhor ator e melhor cenário adaptado).

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “Monsieur Vincent”

Resultado de imagem para monsieur vincent

Imagem: Divulgação

Mais de 15 filmes com produção ou coprodução francesa já receberam o Oscar de melhor filme estrangeiro, no entanto, o primeiro deles, Monsieur Vincent, entrou para a história. Tal vitória é especial, pois, até 1957, o Oscar premiava filmes estrangeiros, porém não possuía uma categoria específica para tais obras. Logo, anunciava-se somente os vencedores (não havia indicados), e em 1949 Monsier Vincent levou o prêmio para casa. Já em 1959, após a criação da categoria, o filme francês Mon Oncle foi o primeiro a levar a estatueta.

Oscar de Melhor Ator

Resultado de imagem para jean dujardin oscar

Imagem: Youtube

Curiosamente, até o ano de 2012, nenhum francês havia ganhado o prêmio de melhor ator em um papel principal, aliás, o ator Charles Boyer chegou a receber 4 indicações ao prêmio, sem ganhar nenhum. No entanto, na 84ª edição do Oscar, Jean Dujardin, mudou esse cenário e, mesmo enfrentando competidores como George Clooney e Brad Pitt, o ator francês venceu a categoria com a sua incrível e famosa atuação no filme “The Artist”. Até hoje, o ator é celebrado e congratulado por essa façanha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s