A Maratona Museomix chegou!

Chegou a Belo Horizonte a maratona criativa Museomix! Um evento internacional que procura unir profissionais e amadores de diferentes áreas – design, programação, comunicação, entre outros – para elaborar museus mais criativos. É a primeira vez que a maratona acontece na América Latina e a cidade escolhida foi Belo Horizonte! Conheça mais sobre o Museomix!

O que é Museomix?

Museomix é um programa internacional de aceleração e desenvolvimento voltado para museus, que acontece em 13 cidades do mundo simultaneamente: Belo Horizonte (BR), Biôt (FR), Bruxelas (BE), Ferrara (IT), Firenze (IT), Fourmies (FR), Innsbruck (AT), Irún (ES), Lausanne (CH), Nîmes (FR), Paris (FR), Terni (IT) e Cidade do México (MX).

O objetivo é reunir cultura, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento de museus mais atrativos e dinâmicos, que consigam passar uma mensagem de cultura e educação para os visitantes. São os museus do futuro!

Serão três dias de maratona – dias 10, 11 e 12 de novembro – no Circuito Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O prédio principal a abrigar o evento será o Rainha da Sucata, por seu estilo pós-moderno. Ele se difere dos outros prédio da praça, que são majoritariamente históricos com arquitetura dos primeiros anos de BH. Seu design é moderno e inovador, assim como a própria Maratona!

Museomix - Rainha da Sucata

Edifício Rainha da Sucata, que sediará a Maratona Museomix.

De onde veio essa ideia?

O Museomix surgiu em 2011, na França!

Museomix

Já aconteceu em 8 países (43 museus): Áustria, Bélgica, Espanha, Itália, França, México, Suíça e, pela primeira vez na América do Sul, o Museomix vai acontecer no Brasil!

Quem participa da maratona?

Museomix - participantes

A ideia é reunir pessoas engajadas em cultura e tecnologia de diferentes áreas, para que compartilhem conhecimentos e trabalhem juntas. É um encontro profissional multidisciplinar para mostrar novas formas de criar aos participantes.

O período de inscrição para se tornar um “museomixers” aconteceu no mês de setembro. Os selecionados estão em um das sete categorias de participantes: designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores, artistas ou cientistas.

Criações

Durante os dias de maratona, eles estarão reunidos no Rainha da Sucata para elaborar ferramentas de mediação. São protótipos que podem realizar a mediação entre o acervo dos museus e os visitantes e assim criar uma relação dinâmica e atrativa.

E o que seriam esses protótipos? Podem ser tudo que a criatividade e tecnologia permitirem! Os projetos geralmente buscam solucionar problemas ou criar modos de facilitar o acesso ao acervo. Confira o “Pimp my Room”, protótipo elaborado durante a maratona de 2013 em Paris que se tornou um sucesso!

Não estou inscrito. Ainda posso participar?

O período de inscrição e seleção dos museomixers já foi encerrado, mas o Museomix não se restringe à maratona! Há uma extensa programação aberta ao público associada ao evento. Descubra:

Programação completa

O evento Museomix corresponde aos três dias de maratona, mas o Circuito Liberdade se organizou para elaborar uma programação extensa e abrangente.

O evento que deu a largada foi o Apéromix, realizado em agosto. Estava dentro da programação da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, um evento regional de fomento ao audiovisual que reúne salão de negócios, mostra de conteúdos e atividades de capacitação. Foi um encontro de formação sobre o Museomix 2017 onde os grupos de trabalho se reuniram para discutir o andamento do projeto e os próximos passos para os dias de maratona.

De setembro até o início da maratona houve uma programação intensa, com diversos eventos associados ao Museomix de desenvolvimento de planos e ideias para tonar a relação entre acervo e público mais dinâmica e atrativa. Foram quase dois meses de apresentações, oficinas, debates e muitos outros eventos abertos ao público!

 

Quero conferir os resultados!

Você está convidado a participar da mostra dos protótipos elaborados durante a Maratona Museomix!

Os trabalhos elaborados pelos mixers estarão expostos nos espaços culturais do Circuito Liberdade, como um acervo em exposição. Haverão projetos em todo o Circuito, e para encontrá-los o visitante pode consultar o guia de informações disponível no edifício Rainha da Sucata.

Será no dia 12 de novembro, domingo, último dia do evento, das 15hrs às 19hrs.

Parcerias

O Museomix só acontece graças à participação e colaboração de entidades e do público!

Quem realiza o projeto é o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Parcerias muito importantes para o projeto são a da Embaixada da França no Brasil, do Instituto Francês do Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e Uni-BH. Muitas outras empresas e entidades também estão envolvidas.

#museomix
#museomixmg
#peoplemakemuseums

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s