Se preparando para estudar na França? Conheça o Pot de Départ!

O Pot de Départ é um evento anual direcionado a estudantes prestes a iniciarem seus estudos na França, em setembro. É uma oportunidade excelente para auxiliá-los a se organizarem e conhecerem mais sobre o destino. Saiba mais sobre a realização do evento!

A confraternização deste ano aconteceu no Consulado Honorário da França em Belo Horizonte, sob a organização do Campus France. Todo ano, intercambistas de múltiplas instituições de ensino mineiras – como UFMG, a UEMG e o CEFET – podem participar do evento, especialmente os recém admitidos em cursos de graduação, mestrado e doutorado na França. O evento é muito interessante para ajudar os novos estudantes a se prepararem para o intercâmbio e tirarem suas dúvidas.

Explicações gerais sobre o processo e a cooperação universitária entre a França e Minas Gerais são dadas por representantes oficiais da França, de maneira a esclarecer dúvidas e dar informações básicas e relevantes. Nesta edição, estiveram presentes o Cônsul Honorário da França em Belo Horizonte, Sr. Manoel Bernardes, a Adida de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, Sra. Christine Masson, e o responsável pelo Espaço Campus France em Belo Horizonte, Renan de Oliveira.

Neste momento, questões frequentes podem ser esclarecidas. As principais são a respeito de moradia, validação do visto de estudante, saúde, trabalho, vida cotidiana na França e formalidades sobre a chegada. O processo de mudança e imersão em uma cultura diferente é desafiador mas tem bastante a acrescentar à vida acadêmica, profissional e pessoal do aluno. A experiência que esses alunos estão prestes a viver é muito importante para as relações entre França e Brasil e, quando eles retornarem ao país, poderão atuar como embaixadores.

A noite é sempre animada e, em um coquetel de queijos e vinhos, estudantes interessados em ir para a França podem conversar com ex-alunas de instituições francesas, recebendo dicas preciosas sobre a vida no país. Neste ano contamos com Isabelle Couto, alumna da Université Grenoble Alpes, e Lorena Amaral, da Sciences Po Lille para o bate-papo e troca de experiências.

potdedepart1

Planeja estudar na a França no próximo ano e ficou interessado? Em agosto de 2018 tem mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s