Eventos em parceria com a França – Agenda Cultural de Julho

Julho já chegou e a nossa agenda cultural não poderia faltar. Especialmente, no mês em que é comemorado o 14 juillet, dia da França! Confira a programação e não perca nenhum evento!

09 de julho – 18ª Festa Francesa de Belo Horizonte

18ª Festa Francesa

A Festa Francesa acontece na Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade e da Casa FIAT de Cultura. Ela conta com quermesses, espetáculos franceses e brasileiros, e com um espaço Kids. O evento comemora a Queda da Bastilha, um marco da Revolução Francesa, que aconteceu em 14 de julho de 1789. Esta é uma grande oportunidade para quem quer viver um pouco da cultura francesa e aproveitar alguns deliciosos pratos típicos. A programação completa será divulgada em breve. Acompanhe nosso blog e nossa página para mais informações.

15 de julho – Espetáculo Cortiços no Festival Le Manifeste em Dunkerque, na França

Cia Luna Lunera.jpg

A companhia de teatro belo-horizontina Luna Lunera irá participar do festival Le Manifeste em Dunkerque, na região Haut de France. A peça é baseada no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, um dos principais representantes da literatura brasileira. Eles farão, ainda, um ateliê sobre o teatro e o corpo, ministrado em português e francês para um grupo de até 12 pessoas, entre os dias 8 e 17 de julho. O trabalho será desenvolvido sobre dois eixos principais: um voltado para os “sistemas corporais” e outro para os gestos e expressões baseados na experiência do próprio sujeito. Saiba mais.

20 de julho a 10 de agosto – Exposição Casa e Chão na Aliança Francesa

Casa e Chão

Obcecados por pisos e casarões que resistem aos séculos, às intempéries e ao crescimento desordenado das cidades, Ivan Araújo, Paola Carvalho e Raíssa Pena, criadores dos projetos Chão que eu piso e Casas de BH se uniram para fotografar e escrever sobre o patrimônio da capital mineira. São imagens que traduzem heranças públicas e privadas, estilos artísticos, costumes, tradições e outras características da época da construção da cidade até os tempos atuais – um verdadeiro retrato da evolução da paisagem urbana. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

21 a 27 de julho – Mostra Cinematográfica Raoul Peck

Raoul-Peck-715x533

O Cine Humberto Mauro realiza uma mostra dedicada ao diretor e ativista político haitiano Raoul Peck. O diretor é famoso por seu filme I Am Not Your Negro (2016), um documentário baseado em obra inacabada do novelista americano James Baldwin, que foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2017. A programação estará disponível em breve.

27 de julho – Apero Mix

c7924c32-fd77-483a-a966-18412bca87db

O Aperomix é um encontro de diálogo e construção do Museomix 2017, que acontecerá na noite do dia 27 de julho no Museu das Minas e do Metal e contará com um momento de apresentação do projeto e discussões, e com um momento de intervenção musical instrumental. O Museomix acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, em doze cidades de oito países diferentes. O evento reunirá mediadores, designers, desenvolvedores, comunicadores, artistas, escritores e cientistas no coração de um museu para se conectar e viver juntos essa experiência. Em Belo Horizonte, o evento é organizado pelo Circuito Liberdade e envolve 15 espaços culturais na busca por estreitar seus laços com a comunidade. Saiba mais.

29 de julho – Cineclube Francófono no Cine Humberto Mauro

A Bela e a Fera - Jean Cocteau

O filme exibido este mês é A Bela e a Fera, de Jean Cocteau, e a sessão é comentada. O Cineclube Francófono é um evento mensal que acontece todo último sábado do mês às 14:00 no cinema Humberto Mauro. A mostra permanente é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa BH e apresenta uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a cinematografia francófona, com ênfase aos grandes clássicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s