Eventos em BH em parceria com a França – Agenda Cultural de Junho

O mês de junho chegou e, com ele, mais uma agenda cultural. A programação deste mês está imperdível! Tem teatro, exposições, workshops e debates, sem falar, é claro, no Festival Varilux de Cinema Francês e na Semana Mineira de Promoção da Reciclagem Inclusiva. Venha conferir!

Até 12 de Junho – Peça Teatral Gritos, da Cia Dos a Deux

Gritos

O espetáculo Gritos, da companhia franco-brasileira Dos à Deux, marca o retorno aos palcos da dupla de diretores André Curti e Artur Luanda Ribeiro após 18 anos. A peça, em cartaz no CCBB, é formada por três poemas gestuais metafóricos criados a partir de um tema: o amor. Os poemas – os três gritos – são permeados pelas pessoas invisíveis na sociedade, o preconceito, o desprezo e os refugiados da guerra, e são revelados por meio de uma partitura gestual sutil e minuciosa. Saiba mais.

Até 15 de Junho – Exposição Fotográfica Transitórios Urbanos

transitorios urbanos 1

Parte da comemoração dos 120 de Belo Horizonte, a mostra fotográfica Transitórios Urbanos, de Cris Xavier, Edhu Nascimento e Rosilene Souza vem dos insights que os despertam nos momentos cotidianos e tem a intenção de estimular o público a olhar, sob diferentes perspectivas, a cidade em constante mudança. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

05 a 08 de Junho – Semana Mineira de Promoção da Reciclagem Inclusiva

convite-SMRI-capa-2-1024x1024

A Semana Mineira da Reciclagem Inclusiva tem o objetivo de promover uma sensibilização e conscientização de todos os segmentos mineiros sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados e das diversas possibilidades de desenvolvimento da cadeia da reciclagem nos territórios mineiros. O evento busca integrar diversos públicos e estimular a construção de pilares de desenvolvimento territorial a partir da reciclagem dos resíduos sólidos urbanos. Os eventos terão como conferencista principal MMe.Christiane Bouchart, uma grande especialista francesa das políticas de Economia Social Solidária na França, atual secretária desta temática na cidade de Lille, capital da região de Hauts-de-France (ex-região Nord-Pas-de-Calais), e presidente nacional da Rede dos Territórios Franceses de Economia Social Solidária – RTES. Saiba mais.

05 de Junho – Aula Magna na UFMG sobre Inovação e Empreendedorismo social 

Como parte da programação da Semana Mineira de Promoção da Reciclagem Inclusiva, acontecerá às 10:00 no Campus Pampulha da UFMG uma aula magna sobre o tema Inovação e Empreendedorismo social numa economia em transição: o modelo francês. A aula será ministrada por Christiane Bouchart. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita, mas é preciso se inscrever, pois o número de vagas é limitado. Saiba mais.

5 de Junho – Apresentação do Projeto Lixo Zero

Lixo zero

Dentro da programação da Semana Mineira de Promoção da Reciclagem Inclusiva, acontecerá o Espaço Diálogos Sobre a Cidade, com o tema Construindo uma nova agenda para a gestão dos resíduos na capital mineira. Como parte desse espaço de diálogos, serão apresentados o plano municipal de gestão de resíduos, a experiência de Lille (França), a partir da política de economia social solidária e o Projeto Lixo Zero. Esse projeto é um programa de iniciativa popular proposto por um arranjo de associações, institutos e cooperativas de catadores de recicláveis, reunidos no Observatório de Reciclagem Inclusiva e Solidaria – ORIS. Seus eixos principais são mudança cultural, envolvimento comunitário, reciclagem inclusiva e solidária, e logística em rede.

07 de Junho – 5º Workshop Internacional Observatório de Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS

convite-SMRI-quarta_feira

Também como parte da Semana Mineira de Promoção da Reciclagem Inclusiva, acontece o 5º Workshop Internacional ORIS, sobre o tema Construindo novas estratégias municipais para o desenvolvimento da reciclagem inclusiva. O evento abarca a conferência Economia social solidária na França e reciclagem: promovendo o desenvolvimento territorial, ministrada por Christiane Bouchart, com um painel de debates sobre Desenvolvimento local a partir da reciclagem, e ainda com a apresentação de casos de sucesso, debates e um World Café. Para participar, é preciso se inscrever.

07 de Junho – Exibição do Filme Amanhã, seguida de debate

Amanhã

A exibição do documentário Amanhã, de Cyril Dion e Mélanie Laurent, que integra a programação da Semana Mineira de Promoção da Reciclagem inclusiva é uma cortesia do Festival Varilux de Cinema Francês. O filme foi produzido após a publicação de um estudo pela revista Nature, que anuncia a possibilidade do desaparecimento da humanidade até 2100. O documentário apresenta de maneira didática iniciativas que podem transformar o mundo de amanhã, encontros com pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. A sessão é seguida por um debate com a convidada Christiane Bouchart. O evento acontece às 19:00 no CCBB e é aberto ao público. A entrada é gratuita, com retirada de convites na portaria.

07 a 21 de Junho – Festival Varilux de Cinema Francês

FVCF2017_post_quadrado

O Festival Varilux de Cinema Francês chega a 55 cidades no Brasil, trazendo 19 longas-metragens inéditos, que oferecem um panorama do cinema francês. O evento promove, ainda, sessões educativas e democráticas, laboratórios de roteiro e mesas redondas. Em Belo Horizonte, os filmes que fazem parte do festival serão exibidos no Belas Artes Cine, no Net Cineart Ponteio, no Cinemark Pátio Savassi e no MIS Cine Santa Tereza. Saiba mais.

11 e 12 de Junho – Exibições do filme Na Vertical e debate com o ator francês Damien Bonnard

Na vertical

O renomado ator francês Damien Bonnard estará presente em Belo Horizonte nos dias 11 e 12 de junho para debater sobre seu filme Na Vertical, dirigido por Alain Guiraudi e exibido dentro da programação do Festival Varilux de Cinema Francês. O filme conta a história de Leo, um cineasta que pretende fazer um filme sobre lobos. Durante uma excursão pelo sul da França, ele conhece Marie, uma jovem pastora, com quem se envolve e tem um filho. Os debates acontecem no dia 11 após a sessão das 18:05 no Belas Artes Cine e no dia 12 após a sessão das 18:20 no Net Cineart Ponteio.

13 a 18 de Junho – Ações de Democratização do Festival Varilux de Cinema Francês

FVCF2017_capa fb

Como parte das ações de democratização do Festival Varilux de Cinema Francês, o MIS Cine Santa Tereza irá exibir cinco dos 19 filmes do festival de forma inteiramente gratuita e aberta ao público. Os longas exibidos serão Frantz, de François Ozon, Uma Agente Muito Louca, de Dany Boon, O Filho Uruguaio, de Olivier Peyon, A Viagem de Fanny, de Lola Doillon e Amanhã, de Cyril Dion e Mélanie Laurent. Confira a programação completa.

14 de Junho – Ações Educativas do Festival Varilux de Cinema Francês

Ainda dentro da programação do festival acontecem duas ações educativas no mesmo dia, no MIS Cine Santa Tereza. A primeira, a exibição do filme A Viagem de Fanny, de Lola Doillon, acontece às 10:00 da manhã e é fechada para um público escolar. Já a segunda, a exibição do filme Amanhã, de Cyril Dion e Mélanie Laurent, acontece às 16:00 e é seguida por debate. A sessão é aberta ao público e inteiramente gratuita.

22 de Junho a 13 de Julho – Contar, Cortar. Conto o que recortei do conto

KK Bicalho

Parte da comemoração dos 120 de Belo Horizonte, a exposição de KK Bicalho na Galeria Georges Vincent exibe silhuetas de papel em dimensões mínimas, que devem ser observadas de perto. Essa aproximação desloca o olhar para o espaço da cidade sugerido na obra. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

24 de Junho – Cineclube Francófono no Cine Humberto Mauro

Duas garotas românticas

O Cineclube Francófono é um evento mensal que acontece todo último sábado do mês às 14:00 no cinema Humberto Mauro. A mostra permanente é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa BH e apresenta uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a cinematografia francófona, com ênfase aos grandes clássicos. O filme deste mês é Duas garotas românticas, de Jacques Demy.

Delphine (Catherine Deneuve) e Solange (Françoise Dorléac) são duas irmãs que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s