Embaixador da França no Brasil está em Belo Horizonte para assinatura de convênios e abertura do Fórum Políticas Culturais em Debate

O Embaixador da França no Brasil, senhor Laurent Bili, está em visita a Belo Horizonte até esta quarta-feira, dia 24 de maio. O Embaixador chegou à capital mineira neste domingo e acompanha a delegação das  Universidades de Lille na assinatura de um memorando de cooperação com a FAPEMIG e na renovação do convênio entre estas universidades e a UFMG. Ele também se encontrou com a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo dos Santos, para tratar a respeito da inserção da Intercompreensão de Línguas Romanas no ensino público do Estado, e estará presente na abertura oficial do Fórum Políticas Culturais em Debate.

WhatsApp Image 2017-05-22 at 10.18.30

Reunião no Hospital das Clínicas com o Embaixador da França no Brasil e representantes das Universidades de Lille I, II e III.

Ações do Embaixador em Belo Horizonte

Ontem pela manhã, o Embaixador esteve em uma reunião no Hospital das Clínicas na companhia da comitiva da Embaixada da França no Brasil e dos representantes das Universidades de Lille I, II e III. Em seguida, se dirigiu ao BDMG, onde se encontrou com a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo dos Santos e com o grupo de trabalho sobre o Francês Língua Estrangeira e a Intercompreensão das Línguas Romanas, iniciado pelo SCAC, pelas universidades mineiras que possuem ensino de francês, pela Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e pela Aliança Francesa. Esse encontro teve objetivo de validar programas de ensino do francês em centros de línguas estaduais e a introdução de um módulo de intercompreensão das línguas romanas no ensino publico, com formação prévia para professores também da rede estadual. Foi abordada, ainda, a abertura de Centros de Língua destinados a alunos do ensino médio, assim como cursos de atualização da língua francesa e de métodos didáticos aos professores e a criação do projeto de uma escola bilíngue.

ca1aaf86-64d3-4a55-bac5-3d5213842314

Reunião no BDMG com a Secretária de Estado de Educação e o grupo de trabalho sobre Intercompreensão das Línguas Romanas.

No período da tarde, o Embaixador e a delegação das Universidades de Lille se encontram com representantes da FAPEMIG para a assinatura de um memorando de entendimento, na perspectiva de firmar outros convênios mais específicos sobre um programa de cátedras franco-mineiras; uma declaração de intenção e um acordo para prolongar os fundos de pesquisa conjuntos; o financiamento de um programa de cooperação científica sobre o Francês Língua Estrangeira (FLE) e a Intercompreensão das Línguas Romanas.

Aconteceu, ainda, uma reunião com Miguel Corrêa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os reitores das 15 universidades mineiras que fazem parte da UNIMINAS e a presidente do grupo, Rita Loubak. Nessa reunião, foram apresentados os balanços da cooperação entre Lille e o Estado de Minas Gerais, e da cooperação universitária entre a França, notadamente a ex-região de Nord-Pas-de-Calais, e as universidades mineiras, além da assinatura do termo de adesão das Universidades de Lille ao NUMIES, o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior.

WhatsApp Image 2017-05-22 at 13.02.50

Assinatura do Memorando de Entendimento entre a FAPEMIG e a Embaixada da França.

Dando sequência às suas ações em Belo Horizonte, o Embaixador da França no Brasil estará hoje, terça-feira, 23 de maio, na UFMG para a assinatura de uma convenção de cooperação entre o Reitor  Jaime Arturo Ramírez e as Universidades de Lille. O Embaixador se encontrará, ainda, com o Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil e, posteriormente, fará a entrega da Medalha ao Mérito Administrativo da República Francesa ao Cônsul Honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernardes, por ocasião das investiduras da Ordem Nacional do Mérito Francês. O senhor Laurent Bili também estará presente na abertura do Fórum Políticas Culturais em Debate na manhã da quarta-feira, dia 24 de maio, juntamente com o Governador do Estado de Minas Gerais, ou representante, assim como representantes do Sesc Nacional, do Sesc Minas Gerais e dos Ministérios da Cultura do Brasil e da França.

Comitiva da Embaixada da França no Brasil

A Comitiva da Embaixada da França no Brasil presente em Belo Horizonte é composta pelo Embaixador da França no Brasil, senhor Laurent Bili; pelo Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural, Alain Bourdon; pelo Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil; pelo Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes; pela Adida de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de Minas Gerais, Christine Masson; pelo Adido Cultural de Brasília, Jean-Pascal Quiles; pelo Adido Cultural de São Paulo, Louis Logodin; pelo expert Internacional de Cooperação Universitária, Vincent Nedelec e pelo agente Campus France em Minas Gerais, Renan de Oliveira.

Universidades de Lille

Belo Horizonte está recebendo a visita de uma delegação de peso das universidades de Lille.  As três universidades, que irão se fundir em 2018, construíram uma parceria privilegiada com Minas Gerais, nos marcos da cooperação institucional entre este estado e a ex-região francesa de Nord Pas-de-Calais, atual região Hauts de France. A partir dela, foi criado em 2012 um fundo conjunto de pesquisa, e renovado em 2015. A delegação irá renovar o convênio com a UFMG, na presença do Embaixador da França no Brasil, apresentar um balanço dessa cooperação e desenhar novas perspectivas de cooperação com a FAPEMIG e o consórcio de universidades mineiras UNIMINAS. Finalmente, será anunciado o lançamento de uma representação permanente das universidades de Lille em Minas Gerais.

Delegação das Universidades de Lille

A delegação das Universidades de Lille é composta por Xavier Vandendriesscche, reitor da Universidade de Lille II (medicina e direito) e sua esposa, Christelle Vandendriesscche; François-Olivier Seys, vice-reitor de relações internacionais da Universidade de Lille I (ciências);  Eric Boulanger, vice-reitor de relações internacionais da Universidade de Lille II; Kathleen O’Connor, vice-reitora de relações internacionais da Universidade de Lille III (ciências humanas); Vincent Sobanski, encarregado da Missão de Relações Internacionais de Lille II; Frédéric Dumont, encarregado da Missão América Latina da Universidade de Lille I e coordenador do projeto “Richesse Partagée” (Riqueza Compartilhada); e Philippe Cordonier, diretor de Relações Internacionais da Universidade de Lille II.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s