Entenda o Fórum de Políticas Culturais em Debate

O Fórum Políticas Culturais em Debate irá acontecer entre os dias 24 e 27 de maio no Circuito Liberdade. Ele é um espaço  para o diálogo  entre diversos profissionais da área da cultura, bem como de outras áreas do saber,  para a construção de uma plataforma internacional colaborativa.

Como funciona o evento?

O Fórum de Políticas Culturais em debate está sendo organizado através de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Sesc e o Governo do Estado de Minas Gerais. O objetivo final do evento é a construção de uma Plataforma Cultural Internacional, com espaços de reflexão, de formação e propostas de consultoria a agentes culturais públicos e privados.

Para isso, irá acontecer ao longo de quatro dias um dialogo amplo com atores de vários setores sobre o papel e conteúdo dessa plataforma, questões de governança e do seu funcionamento. No período da manhã, acontecerão as Ágoras, mesas redondas com a participação de experts nacionais e internacionais. Os temas das Ágoras são territorialização e descentralização; ferramentas de observação cultural; participação dos habitantes na vida artística e cultural; turismo, cultura e desenvolvimento;  e economia cultural criativa.

Na parte da tarde, os participantes de cada ágora se reunirão em World Cafés, um procedimento criativo que visa facilitar o diálogo construtivo e o compartilhamento de ideias. Esse processo reproduz um ambiente acolhedor e descontraído de um café e permite que os participantes debatam sobre diferentes questões relacionadas aos temas abordados na parte da manhã.

Ao mesmo tempo, comitês criativos irão trabalhar na idealização da plataforma. No último dia do evento será feita uma Devolutiva onde será apresentada uma carta de intenção com as propostas para sua criação.

Você pode conferir aqui a programação completa do evento.

Quem pode participar?

A proposta do Fórum é criar a plataforma de modo colaborativo. O evento reúne pessoas de referência no Brasil: artistas e agentes culturais, fundações, pesquisadores, políticos, secretários e dirigentes responsáveis pela cultura nas cidades, empresas públicas e privadas. Além disso, também estão convidados a participar membros da sociedade civil, criando um espaço para trocas e diálogos na forma de fóruns participativos abertos.

Os interessados podem se inscrever pelo site, fazendo o cadastro e enviando seu currículo. É preciso aguardar a confirmação da inscrição, que será enviada por e-mail. Para aqueles que não conseguirem se inscrever, o evento será transmitido ao vivo.

Você pode saber mais sobre a Plataforma Cultural Internacional e seus objetivos aqui.

Deixe um comentário