Eventos Culturais em Belo Horizonte em Parceria com a França – Agenda Cultural de Maio

Maio traz para você inúmeros eventos em parceria com a França! Além de mostras de filmes, visitas de uma delegação de universidades francesas, shows e exposições, este mês traz um grande evento: o Fórum Políticas Culturais em Debate: Construção de uma Plataforma Internacional Colaborativa. Saiba mais! 

Até 31 de Maio – Mostra de Cinema “Inéditos/Passou Batido em BH”

À sombra de duas mulheres

Com a proposta de exibir filmes de grande relevância, mas que não são exibidos no circuito comercial, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, realiza uma nova edição da mostra Inéditos/Passou Batido em BH. A programação deste ano reúne 48 filmes de 29 países produzidos e lançados recentemente que não estrearam ou ficaram pouco tempo em cartaz em Belo Horizonte. A filmografia francesa está presente com títulos como À sombra de duas mulheres, de Philippe Garrel, O Tesouro, de Corneliu Porumboiu e Sieranevada, de Cristi Puiu, dentre outros. A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão. Saiba mais.

Até 31 de Maio – Chamada a Candidaturas do programa de Cátedras Franco-Brasileiras na UFMG

UFMG

O Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG possibilita o acolhimento – em todas as disciplinas – de professores ou de pesquisadores de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa francês por uma duração superior a 45 dias e inferior a 4 meses durante o período entre o início de agosto e meados de dezembro de 2017. As cátedras são codirigidas por um docente brasileiro e constituem uma excelente oportunidade para desenvolver e estruturar a cooperação entre os organismos franceses e a UFMG, através de ações de pesquisa, ensino e divulgação científica. O Programa privilegia a constituição de parcerias entre duas equipes de pesquisa, com uma perspectiva de continuidade e reciprocidade. Os projetos poderão ser submetidos em francês, português ou inglês. Saiba mais.

Até 11 de Maio – Exposição Mão de Obra

maos de obra 1

Comemorando os 120 anos da cidade, a Aliança Francesa de Belo Horizonte abre sua galeria Georges Vincent a oito projetos de artistas mineiros para compartilhar as suas interpretações das múltiplas facetas que fomentam a identidade de BH, território em perpétuo movimento. Um lugar que preserva tradições, mas também se renova cotidianamente a partir de novas manifestações culturais e sociais. BH é também a capital das juventudes, das ocupações, dos grandes festivais, da gastronomia, da Art Déco, do Modernismo e da especulação imobiliária. Esse é o retrato de uma Belo Horizonte que está representada na série: “Mão de obra BH: uma identidade em construção”. Alessandro Borsagli. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

2 de Maio – Shows da banda Cao Laru

Cao Laru

Depois de três meses em turnê na Argentina, a banda Čao Laru vem se apresentar em Belo Horizonte. A mini-orquestra franco-mexicano-brasileira que mistura sons da Europa Oriental, da França e do Brasil em canções tradicionais e autorais se apresentará no dia 2 de maio às 14:00 na Aliança Francesa de Belo Horizonte e às 19:30 na Pizza Sur Savassi. Para assistir aos shows, é necessário fazer reservas. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

18 de Maio a 15 de Junho – Exposição Fotográfica Transitórios Urbanos

transitorios urbanos 1

Como parte da comemoração dos 120 de anos de Belo Horizonte, a mostra fotográfica Transitórios Urbanos, de Cris Xavier, Edhu Nascimento e Rosilene Souza vem dos insights que os despertam nos momentos cotidianos e tem a intenção de estimular o público a olhar, sob diferentes perspectivas, a cidade em constante mudança. Mais informações no site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

22 e 23 de Maio – Visita da Delegação das Universidades de Lille

Lille 2

Minas Gerais irá receber uma delegação de peso das três universidades de Lille. A visita conta com a presença do Reitor de Lille II (medicina e direito), e os vice-reitores de Lille I (ciências e tecnologia), Lille II e Lille III (ciências humanas). As três universidades, que irão se fundir em 2018, construíram uma parceria privilegiada com Minas Gerais, nos marcos da cooperação institucional entre este estado e a antiga região francesa de Nord Pas-de-Calais, atual região Hauts de France. A partir dela, foi criado em 2012 um fundo conjunto de pesquisa, e renovado em 2015. A delegação irá renovar o convênio com a UFMG, na presença do Embaixador da França no Brasil, apresentar um balanço dessa cooperação e desenhar novas perspectivas de cooperação com a FAPEMIG e o consórcio de universidades mineiras UNIMINAS. Finalmente, será anunciado o lançamento de uma representação permanente das universidades de Lille em Minas Gerais. Acompanhe nosso blog e nossa página para mais informações.

24 a 27 de Maio – Fórum Políticas Culturais em Debate: Construção de uma Plataforma Internacional Colaborativa

Fórum Políticas Culturais

Dentro de uma parceria entre o Governo Francês, o Estado de Minas e o SESC, será realizada a construção da Plataforma Cultural Internacional Brasil (Minas) com uma transferência de conhecimento na área cultural. A Plataforma oferecerá espaços de reflexão, de formação e propostas de consultoria a agentes culturais públicos e privados. Uma das primeiras ações da plataforma é a organização de um fórum entre 24 e 27 de maio no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, para abrir um diálogo amplo com atores de vários setores sobre o papel e conteúdo dessa plataforma, as questões de governança e o seu funcionamento. Os objetivos do fórum são criar uma comunidade de interesse sobre gestão cultural e políticas culturais, fazer a conexão entre Brasil, Minas e o exterior, envolvendo transferência de competências e tecnologia, e aprofundar os principais eixos de conteúdo da plataforma. Saiba mais no site oficial do evento.

27 de Maio – Cineclube Francófono no Cine Humberto Mauro

Mariage a trois

O Cineclube Francófono é um evento mensal que acontece todo último sábado do mês às 14:00 no cinema Humberto Mauro. A mostra permanente é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa BH e apresenta uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a cinematografia francófona, com ênfase aos grandes clássicos. Este mês, o cineclube integra a programação da mostra Inéditos/Passou Batido em BH, exibindo o filme “O Casamento a Três”, de Jacques Doillon (2010).

Palestras do representante do Campus France Brasil a universidades de Belo Horizonte

Campus France BH

O Campus France Brasil abriu, no mês passado, seu novo escritório em Belo Horizonte. O objetivo é atender de perto estudantes e profissionais de todo o estado de Minas Gerais interessados em estudar na França, além de manter o contato com instituições de ensino da região. O acompanhamento é feito desde o momento da escolha da formação no país e do processo de candidatura, até o apoio para dar entrada nos pedidos de visto, junto ao Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. São oferecidas, ainda, informações a respeito de bolsas de estudo e de moradia na França. Em maio, o representante do Campus France irá visitar universidades de Belo Horizonte, realizando palestras sobre mobilidade e esclarecendo as dúvidas dos estudantes. Fique atento à nossa página e ao nosso blog, que em breve divulgaremos mais informações. Saiba mais sobre o novo espaço Campus France.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s