5 tradições francesas de páscoa que você precisa conhecer

A semana santa já chegou e a páscoa não demora! Aqui no Brasil, aproveitamos para comer um delicioso bacalhau enquanto esperamos que um coelhinho nos traga ovos de chocolate. Mas na França não é bem assim. Conheça algumas tradições típicas da páscoa no país!

Sexta-feira da Paixão não é feriado

office-620823_960_720

Ao contrário do que acontece em muitos outros países, na maioria das regiões da França, a Sexta-feira da Paixão não é um feriado. O único dia de folga para os franceses na semana santa é, na verdade, a segunda-feira seguinte à páscoa. Para a sorte deles, normalmente, as festividades coincidem com as férias escolares, dando tempo de sobra para comer muito chocolate!

A páscoa tem sua decoração, assim como o Natal

Páscoa Alsácia

Na região da Alsácia, no leste da França, as pessoas decoram suas casas com motivos de páscoa, assim como nós fazemos no Natal. Além de buquês pascoais para enfeitar os ambientes, os franceses adornam suas árvores, pendurando ovos cozidos pintados.

Os sinos é que deixam ovos de páscoa nos jardins

sinos

Uma lenda francesa de páscoa diz que os sinos de todas as igrejas partem a Roma na noite da quinta-feira santa, para serem benzidos pelo Papa. Na manhã de páscoa, os sinos voltam para anunciar sua felicidade pela ressurreição de Jesus. Mas, antes de deixar Roma, eles se enchem de ovos de chocolate, que vão deixando nos jardins por onde passam.

É preciso encontrar os ovos de chocolate

ovos de páscoa

Tradicionalmente, as crianças francesas não recebem seus ovos de páscoa em mãos: elas precisam caçar o seu tesouro! Como os sinos deixam os chocolates pelo jardim, é preciso procurar por eles, antes de começar a se deliciar. Mas fiquem tranquilos! Quando uma família não tem seu jardim, as crianças podem procurar seus ovos dentro da própria casa!

No almoço de páscoa se come cordeiro

L'agneau pascal

Na França, a semana santa é uma ótima ocasião para se fazer uma refeição rica, já que se comemora o fim da quaresma (além de ser a época do começo da primavera). Uma das tradições no país, é comer cordeiro no almoço de páscoa. Afinal, para os cristãos, o cordeiro é um símbolo: Cristo se apresenta como o “cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s