Como participar de cada atração da Festa da Francofonia

A Festa da Francofonia está chegando! E a programação está incrível, com eventos literários, gastronômicos, musicais e até esportivos! São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em diferentes lugares na cidade, o que pode deixar algumas pessoas um pouco confusas. Se você tem dúvidas sobre como participar de alguma atração do evento, confira aqui o nosso guia e não perca o melhor da Festa da Francofonia!

Sábado, dia 18 de Março

Feira e Troca de Livros

O que é?  O primeiro evento da Festa da Francofonia é a Feira do Livro, organizada em parceria com o Grupo editorial Autêntica, que irá divulgar e vender todas as suas publicações francófonas! Paralelamente à feira, acontece a “Troca de Livros”. Teremos uma estante no meio da galeria para você trocar livros usados com outros participantes amantes de literatura .

Entre 10:00 e 11:00, teremos jogos, quiz, e várias atividades para ganhar livros da Autêntica,  ingressos de cinema e vários outros brindes!

Gostaríamos de descobrir as suas leituras preferidas, em francês ou em português, então traga o seu poema ou livro favorito e faça uma leitura compartilhada com a gente!

Como participar: Para participar é muito simples: basta chegar na Aliança Francesa de Belo Horizonte, com todo o seu amor pela literatura! Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Não se esqueça de levar seus livros para a troca em bom estado de conservação. São permitidos livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, infantojuvenil e gibis.

Horário e local: O evento acontece às 9:00 na Aliança Francesa de Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi).

Jogo de Rugby – França x País de Gales

O que é? Que tal aproveitar seu fim de semana de forma descontraída e num lugar tranquilo e aconchegante? E que tal de quebra ainda assistir a um jogo eletrizante? Gostou da ideia? Então não perca o jogo de rugby França vs País de Gales no Bar Ideal. Venham assistir conosco e vivenciar a quinta rodada do Campeonato das Seis Nações que acontecerá no dia 18 de março no Stade de France em Paris, em uma transmissão ao vivo e emocionante!

Como participar: Esse evento também é aberto ao público: basta chegar, se sentar, pedir uma bebida e aproveitar o jogo!

Horário e local: O jogo começa às 11:45 (horário brasileiro). O Bar Ideal  fica na Rua Sergipe, 1187 – Savassi.

Maffe - Prato típico do Senegal

Feira de Comida e Artesanato Francófonos

O que é? Já imaginou estar em sintonia com a moda e a cultura de países francófonos? Já se imaginou usando produtos originais, desde roupas, lenços e bolsas, até gravatas, brincos, flores e objetos domiciliares, dentre outros itens originários de países como, República Democrática do Congo, Haiti e Senegal? E que tal aproveitar para provar algumas das especialidades e iguarias culinárias desses países? Uma delícia! Na Festa da Francofonia você, sua família e amigos poderão saborear e se deliciar com doces, pastéis, sopas, sucos, drinks e muitos outros sabores de darem água na boca! Você não vai querer perder essa oportunidade, vai?

Como participar? O evento é aberto ao público. Basta chegar com sua curiosidade e com o seu apetite bem abertos!

Horário e local: A feira começa às 12:00, também na Aliança Francesa de Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi).

Domingo, dia 19 de Março

Panorama da gastronomia francófona

O que é? Já experimentou o Couscous da Argelia, a Tourtière do Québec ou o Maffé do Senegal? Não? Então não perca esta oportunidade! O Restaurante do Ano promoverá  um almoço de domingo à la “gastronomia francófona”: o “A Quilo Panorama da Gastronomia Francófona’’. Neste dia, o já apreciado cardápio de um dos melhores restaurantes da Savassi fica ainda mais diversificado e contará com exemplares da culinária de países como Benin, Costa do Marfim, França, Marrocos e Senegal. É a oportunidade perfeita para apreciar as delícias da gastronomia francófona e mergulhar num universo de sabores, cores, aromas e texturas de dar água na boca!

Como participar? O almoço será a quilo, então, basta chegar ao restaurante e se servir, normalmente.

Horário e local: O panorama começa às 12:00, no Restaurante do Ano – 2017 (Rua Levindo Lopes, 158 – Savassi).

Segunda-feira, dia 20 de Março

Ateliê de confecção de pão e docerias francesas

O que é? O “boulanger pâtissier” Quentin Caquineau vai compartilhar o seu “savoir faire” com o público mineiro, através de uma oficinas de confecção de pães e docerias franceses. 
No ateliê você irá aprender a preparar baguettes, croissant e diversos outros pães e doces da culinária francesa! Participe da oficina e leva o seu pão francês para casa!

Como participar? A confecção de pão e docerias francesas irá acontecer em três dias diferentes: 20, 23 e 25 de março. Cada um desses dias terá uma turma de oito pessoas (as vagas são limitadas). As inscrições são feitas na secretaria da Aliança Francesa de Belo Horizonte, e podem ser feitas por telefone (3292-6818 ou 3291-5187) ou pelo email afbh@aliancafrancesabh.com.br. O valor do ateliê é R$40,00, e pode ser pago na hora.

Horário e local: 20 e 23 de março às 18h30, e 25 de março às 13h30. As oficinas acontecem na Aliança Francesa de Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi).

Terça-feira, dia 21 de Março

Palestra Le Cordon Bleu

O que é? Le Cordon Bleu é uma renomada escola de gastronomia internacional com 100 anos de história e presente em mais de 20 países. A grande novidade é que em breve vamos encontrar uma filial na nossa querida BH! E para nos apresentar um pouco mais a respeito da escola e brindar sua chegada à capital mineira, dois representantes da Le Cordon Bleu, Alexandre Marine e Murilo Rodrigues irão nos contar sobre as oportunidades que Le Cordon Bleu oferece, trazendo informações do seu funcionamento dentre outras curiosidades.

Como participar? O evento é gratuito, mas o número de vagas é limitado. Para participar é muito simples! Basta preencher este formulário e aguardar a confirmação por e-mail.

Horário e local: A palestra começa às 18:30, e acontece na Aliança Francesa de Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi).

Goût de France/Good France

O que é?  O que a França e o Brasil têm em comum? Boa gastronomia e o gosto por reunir amigos e familiares em torno de uma boa mesa, não é mesmo? Por isso, gostaríamos de convidá-los a participar do Goût de France/Good France, um Festival Internacional de gastronomia, no qual chefs e restaurantes de todas as especialidades propõem releituras de deliciosos pratos da culinária francesa, utilizando artigos e ingredientes locais. O objetivo é promover a integração entre os países e oferecer aos apreciadores da boa comida, o melhor de dois mundos.

Como participar? O evento acontece em quatro restaurantes diferentes de BH, então, você só precisa escolher o estabelecimento que preferir e fazer sua reserva diretamente!

Horário e local: O Goût de France começa a partir das 19:00.

Au Bon Vivant: 3227-7764, Rua Pium-Í, 229 – Cruzeiro.

Taste-Vin: 3292-5423, Rua Curitiba, 2105 – Lourdes.

Alma Chef: 2551-5950, Rua Curitiba, 2081 – Lourdes.

Café com Letras: 3225-9973, Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi. 

Quarta-feira, dia 22 de Março

Filme Pas son Genre

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Pas son Genre

O que é? Você, assim como nós, é um apaixonado pelos filmes franceses e francófonos? Então já pode começar a estourar a pipoca porque o MIS Cine Santa Tereza recebe entre os dias 22 de março e 01 de abril a Mostra de Cinema Francófono – Focus Bélgica. A mostra, realizada em parceria com a Aliança Francesa Belo Horizonte, o Cinefrance, a Embaixada da França no Brasil e a Wallonie Bruxelles International exibirá clássicos do cinema francês e produções cinematográficas de países francófonos.

Sobre o filme: Clément, jovem professor de filosofia parisiense, é transferido para o interior por um ano. Longe da agitada Paris, ele não sabe como ocupar seu tempo livre, até encontrar Jennifer, uma humilde cabeleireira, por quem se interessa. Se para ele o mundo é regido por Kant e Proust, para ela a vida é uma grande novela regada a karaokês e noitadas. Um amor improvável floresce, mas será suficiente para fazer cair as barreiras culturais e sociais?

Classificação indicativa: livre.

Sessão comentada.

Como participar? As sessões são gratuitas e abertas ao público. Mas, atenção! Você precisa chegar com meia hora de antecedência para assistir à sessão!

Horário e local: Esta sessão é às 19:30 no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Teresa).

Quinta-feira, dia 23 de Março

Não se esqueça que na quinta-feira há mais uma edição do Ateliê de confecção de pão e docerias francesas às 18:30 na Aliança Francesa de Belo Horizonte!

Concurso La Plume d’Or

O que é? O Concours Plumed’Or é um concurso organizado pela associação de Defesa da Língua Francesa para os alunos das Alianças Francesas do mundo e oferece como premio uma viagem para Paris.

Como participar? O concurso é aberto apenas a alunos da Aliança Francesa de Belo Horizonte que estejam cursando níveis a partir do B1. Para mais informações, entre em contato através do email Exames@aliancafrancesabh.com.br.

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Séraphine

Sobre o filme: O filme conta a história de vida da pintora francesa Séraphine de Senlis que, apesar de ter crescido na pobreza, aprendeu sozinha a arte da pintura. Descoberta por um colecionador, Séraphine tem seu talento reconhecido, mas é prejudicada pela Grande Depressão e suas condições de saúde.

Classificação indicativa: 12 anos.

Sessão comentada.

Horário: 19:30

 

Sexta-feira, dia 24 de Março

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Terre Battue

Sobre o filme: Jerome trilhava uma bem-sucedida carreira de executivo, mas larga tudo pelo desejo de abrir sua própria empresa. Enquanto isso filho Ugo, um tenista de 11 anos de idade, segue seu sonho: se tornar campeão. Por isso, ele precisa treinar em Rolland-Garros. Juntos, Ugo e Jerome vão aprender que não se pode contornar todas as regras para ter êxito.

Classificação indicativa: 14 anos.

Sessão comentada.

Horário: 19:30

Sábado, dia 25 de Março

Rendez-vous littéraire com Sylvie Massicotte

O que é? A Aliança Francesa tem o prazer em receber no Brasil o projeto Rendez-Vous Litteraires, que contará com a participação da autora quebequense, Sylvie Massicotte, comentando um pouco mais sobre a sua obra Avant d’éteindre. O Rendez-Vous Littéraire é um projeto desenvolvido pelo Centro da Francofonia nas Américas, vinculado à Biblioteca Digital das Américas, que promove o diálogo sobre obras literárias entre autores francófonos e estudantes do idioma.

Como participar? O evento é aberto ao público. Basta chegar com seu amor à literatura francófona!

Horário e local: O rendez-vous começa às 12:00 e acontece na Aliança Francesa de Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi).

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Le Tableau

Sobre o filme: Um quadro inacabado mostra um castelo cercado por um jardim. Lá vivem três tipos de personagens: os “Todopintados”, que já estão totalmente pintados, se julgam superiores e detêm o poder; os “Pelametades”, com pequenos detalhes sem tinta; e os “Rabiscos”, que são apenas esboços, sofrendo o desprezo e a violência dos primeiros. Ramô, um dos “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, se junta a outros personagens inconformados com a situação, e sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho e restaure a harmonia no universo da pintura.

Classificação indicativa: livre.

Horário: 17:00

A Banda HK toca na Noite Francesa - Festival Nômade

Nuit Francophone: HK e DJ Tritek

O que é? A Nuit Francophone faz parte da programação do Festival Nômadeum evento de música que reúne ritmos de diversos países, promovendo a diversidade e a integração cultural. Produzido por Paco Pigalle, o Festival Nômade conta com uma programação intensa em dois dias de evento. Especialmente no sábado acontece a Noite Francófona com as atrações: HK uma banda muito vibrante e popular do Norte da França que mistura Blues, canção francesa, chaâbi, reggae, com letras engajadas sobre temas como desigualdades sociais e os excessos da sociedade de consumo e DJ TRITEK um apaixonado pela música que, desde 2008 decidiu expressar-se através dela. Misturando todos os tipos de música, DJ TRITEK tem um estilo musical único e explosivo, que lhe abriu as portas de uma das mais badaladas mais hipydas do mundo: a Les Caves de Courchevel! Aos 22 anos, ele é o mais jovem DJ residente deste verdadeiro templo da noite, conhecida em todo o mundo. 

Como participar? O evento é gratuito, e você pode retirar o seu ingresso aqui!

Horário e local: A Nuit Francophone acontece a partir das 18:00  no Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro).

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Couleur de peau: miel

Sobre o filme: Aos cinco anos, Jung foi achado nas ruas de Seul por um policial. Encaminhado para adoção, ele foi morar com uma família na Bélgica, onde cresceu e se tornou cartunista, sem jamais retornar ao seu país de origem. Aos 42 anos, ele decide revisitar Seul. Misturando animação e documentário, o diretor cria uma jornada autobiográfica na qual relembra sua infância, sua história e aborda antigos fantasmas que o assombram até hoje: seus pais biológicos e sua condição de estrangeiro em uma família e um país que não o pertencem.

Classificação indicativa: 10 anos.

Horário: 19:00

Domingo, dia 26 de Março

O Petanque é um jogo muito apreciado pelos franceses

Pique-nique pétanque

O que é? Quer se divertir e ainda de quebra aprender um novo esporte? Então venha jogar conosco uma partida de Pétanque, o tradicional jogo francês cujo objetivo é jogar bolas de aço para se aproximarem o máximo possível de uma bolinha de madeira. Para fazermos o piquenique, sintam-se à vontade para levar comes e bebes para partilhar e animar os jogos! É uma ótima oportunidade para praticar seu francês, já que esperamos contar com a participação de membros da comunidade francófona de Belo Horizonte.

Como participar? A participação é gratuita, assim como o fornecimento das bolas e a ajuda do professor Philippe Watel que estará lá para recebê-los! Não se esqueçam de levar algo bem gostoso, e o que for preciso para comer e beber.

Horário e local: O piquenique acontece das 14:00 às 17:00 no Parque Aggeo Pio (Avenida Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis).

Quarta-feira, dia 29 de Março

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Le Havre

Sobre o filme: Marcel Marx é um escritor conhecido pela boemia. Por vontade própria ele resolveu se exilar na cidade portuária de Havre, onde passa a trabalhar como engraxate de sapatos. A nova função faz com que Marcel se sinta mais próximo das pessoas, já que pode servi-las. Ele leva uma vida tranquila ao lado da esposa Arletty, até o dia em que uma criança negra vinda da África surge em sua vida. Paralelamente fica doente, o que faz com que Marcel mais uma vez tenha que lidar com a indiferença humana.

Classificação indicativa: 16 anos.

Horário: 19:30

Quinta-feira, dia 30 de Março

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Gadjo Dilo

Sobre o filme: Um músico francês, Stéphane, anda pela Romênia em busca de uma cantora cigana, que apenas conhece pela voz, graças a algumas fitas cassetes que o seu pai ouvia obsessivamente antes de morrer. Chega a uma aldeia cigana e tenta falar com um velho, apesar de não falar a língua e de não ser entendido na sua. O velho acaba por o hospedar em sua casa e Stéphane mergulha no universo cigano que desconhecia em absoluto. A aldeia adota-o e Stéphane conhece Sabina, uma cigana que viveu na Bélgica e que começa a desconfiar do “estrangeiro louco”.

Classificação indicativa: 13 anos.

Horário: 19:30

Sexta-feira, dia 31 de Março

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Suzanne

Sobre o filme: A história de uma família contada através da jornada de Suzanne, uma jovem mulher. Ela e sua irmã perderam a mãe quando crianças e foram criadas somente pelo pai. Pateta e amoroso, ele sacrifica sua vida pela das filhas. Já adolescente, Suzanne engravida e conhece um rapaz não muito confiável e envolvido em negócios ilegais. Apaixonada, ela foge com ele e abandona seu filho. Quando volta, dois anos depois, Suzanne tem que enfrentar as consequências dos seus atos.

Classificação indicativa: 14 anos.

Horário: 19:30

Sábado, dia 1º de Abril

Mostra de cinema francófono Focus Bélgica: Maratona Tintin

O que é?  Se você achou que as surpresas da Mostra Francófona tinham acabado, se prepare! Em seu último dia, para fechar com chave de ouro, acontece a maratona de três longas metragens de animação do icônico Tintin, realizados entre 1964 e 1972, em homenagem ao aniversário de 110 anos de seu criador, Hergé (1907 – 1983).

16:30 – Tintin: O Caso Girassol 

O que está acontecendo em Moulinsart? As janelas, os copos, as jarras, os espelhos, os lustros se quebram…  No mesmo tempo, o Professor Girassol está em um congresso de físico nuclear em Genebra. Dois agentes secretos raptam ele. Tintim e o capitão Haddock vão conseguir reencontrar o professor? Qual era a natureza da sua explosiva invenção?

Classificação indicativa: Livre.

18:00 – Tintin: O Templo do Sol 

No encalço dos raptores do professor Girassol, Tintim e o capitão Haddock desembarcam no Perú. Este país reserva-lhes algumas surpresas e os raptores do professor preparam-lhes várias emboscadas; até que, com a ajuda de um jovem índio, Zorrino, eles conseguem chegar ao Templo do Sol.

Classificação indicativa: Livre.

19:30 – Tintin: O Lago dos Tubarões 

Tintim, Milu e o Capitão Haddock viajam à Sildávia para visitar o Prof. Girassol, que está hospedado às margens de um lago misterioso. Os Dupondt acompanham a viagem, que logo de início é interrompida por um estranho desastre de avião. A salvação vem de um casal de crianças, Niko e Nouchka, e seu cachorro, Gustav. Uma intriga policial se desenrola ao redor do lago que dá nome à história. O lugar, na verdade, abriga o esconderijo de um poderoso e conhecido vilão, que está de olho na mais nova invenção do cientista: uma máquina capaz de reproduzir objetos. O plano do criminoso é usar o invento para fazer cópias perfeitas de obras de arte, e caberá a Tintim e seus novos amigos impedir isso.

Classificação indicativa: Livre.

Organize sua agenda, não perca as atrações e conte pra gente do que você mais gostou no evento!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s