O que você precisa saber sobre a Francofonia

A terceira edição da Festa da Francofonia de Belo Horizonte já está chegando! Em clima de preparação para esse evento, que traz uma programação incrível, nós do SCAC BH contamos o que você, amante do francês, precisa saber sobre a francofonia.  

O nascimento da Francofonia

O termo Francofonia apareceu pela primeira vez no final do século XIX, quando o geógrafo francês Onesime Reclus o utilizou para designar o grupo de pessoas e países que utilizavam o francês. Ele adquiriu o sentido que conhecemos hoje algumas décadas depois, quando os francófonos tomaram consciência da existência de um espaço linguístico compartilhado, e iniciaram um movimento incentivado por homens e mulheres letrados. Desse movimento surgiram ONGs, associações profissionais, grupos de escritores, redes de livrarias, de universidades, de jornalistas, dentre muitas outras, com a intenção de trazer a francofonia para o dia-a-dia.

A Francofonia está no mundo inteiro!

Estima-se que o francês seja falado por um número entre 200 e 300 milhões de pessoas, espalhadas por todo o planeta. Ele é o quinto idioma mais falado no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês, do espanhol e do árabe. O francês é o segundo idioma mais estudado no mundo depois do inglês (e essas duas línguas são as únicas presentes em todos os cinco continentes!). O francês é falado em 56 países, seja como língua oficial, co-oficial ou como idioma com números significativos de falantes (é o caso de países como o Marrocos, a Argélia e a Tunísia).

Mapa_de_la_francofonía_2008

Existe uma Organização da Francofonia

A Organização Internacional da Francofonia (OIF) é um dispositivo institucional que visa promover a língua francesa e a cooperação entre os 84 países e governos membros ou observantes da OIF. Sua missão é possibilitar a cooperação e a solidariedade ativa entre esses 84 países. Suas premissas foram fixadas através da Carta da Francofonia, adotada em 1997 no Vietnam, e revista em 2005 em uma conferência em Madagascar.

A francofonia tem seu próprio dia!

No dia 20 de março é comemorado, ao redor do mundo, o Dia Internacional da Francofonia. Esse dia celebra não só a língua francesa, mas também os valores de solidariedade e diálogo entre as culturas francófonas do mundo. O que levou à escolha da data foi o fato de que, nesse mesmo dia, em 1970, a Francofonia se tornava intergovernamental, através da criação da Agência de Cooperação Cultural e Técnica (que no futuro, viria a se tornar a Organização Internacional da Francofonia).

 

Se você gostou dessas informações, com certeza vai amar a Festa da Francofonia! Confira a programação e não perca nenhuma das atrações!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s