Retrospectiva Cultural da Parceria Entre Minas Gerais e a França em 2016 – parte 2

A parceria entre Minas Gerais e a França continua forte em 2016. No segundo semestre do ano tivemos … pra fechar o ano com chave de ouro! Vem relembrar o que de melhor aconteceu nesse ano em Belo Horizonte. Não deixe de ver também a parte 1.

29 de julho a 04 de agosto: Mostra Claire Denismostra-claire-denis-1

A Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Embaixada da França, a Aliança Francesa e o Institut Français, exibe uma mostra com 7 filmes da cineasta independente Claire Denis. As exibições têm entrada gratuita e contam com curadoria de Vitor Miranda.

05 a 21 de agosto: Jogos Olímpicos Rio 2016

rio-2016-espirit-bleu

A abertura dos Jogos será realizada na sexta-feira, dia 05 de agosto, e o encerramento do evento no domingo, dia 21 do mesmo mês. Entre essas datas, muitas partidas e comemorações ocuparão a agenda das comunidades franco-brasileiras, sobretudo com a chegada de algumas equipes em Belo Horizonte. O time francês de futebol feminino joga duas partidas no Estádio Mineirão, em 03/08 e 06/08, contra a Colômbia e os Estados Unidos respectivamente.

12 de agosto: Reunião de abertura do Programa Embaixadores Universitários da França 

SONY DSC

O lançamento da quarta edição do programa Embaixadores Universitários da França (EUF) será realizado no dia 12 de agosto, e contará com a presença de todos os embaixadores selecionados para atuar nas 15 universidades mineiras parceiras da Uniminas. O programa tem como principal objetivo fortalecer a presença francesa no cenário acadêmico mineiro e expandir a cooperação universitária histórica entre a França e Minas Gerais.

19 de agosto: Pot de départ

pot-de-depart

O Campus France organiza em agosto, junto aos parceiros locais, confraternizações para os intercambistas que iniciam seus estudos na França no mês de setembro. “Pot de départ” é uma expressão francesa utilizada para designar eventos de despedida, e este encontro reunirá os estudantes que partem para a França e aqueles que já tiveram essa experiência de mobilidade, para que possa haver uma troca de informações sobre a vida e os estudos nesse país.

18 de agosto a 15 novembro: France Danse Brésil 2016

france-danse

Festival de dança francesa desenvolvido pelo Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, com o apoio do  Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Pela primeira vez na América Latina, o festival de dança contemporânea traz quinze companhias francesas, de estéticas variadas. A programação foi pensada junto com parceiros brasileiros para oferecer uma visão mais abrangente sobre a vitalidade da dança contemporânea francesa.

26 e 27 de agosto: Quartiers Libres (France Danse)

quartier-libre-france-danse

Em Belo Horizonte, o festival começa com duas apresentações de Nadia Beugré no SESC Palladium. A dançarina costa-marfinense traz o espetáculo “Quartiers Libres”, que pensa a forma como os termos luta, mulher e liberdade discutem o lugar da mulher nos espaços públicos.

27 de agosto: Cineclube Francófono “Le fond de l’air est rouge” 

le-fond-de-lair-est-rouge-1

Mostra permanente de filmes de países que falam a língua francesa. As exibições acontecem no Cine Humberto Mauro, sempre no último sábado de cada mês, e são seguidas de uma discussão com especialistas em cinema, contribuindo para a formação do público. Uma iniciativa conjunta da Fundação Clóvis Salgado, da Aliança Francesa e da Cinemateca da Embaixada da França

Sessão comentada do filme “Le fond de l’air est rouge” de Chris Marker. As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 68 no mundo inteiro. Desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga ou os movimentos estudantis e operários franceses, Marker nos relembra constantemente que não se pode simplificar as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade.

 

28 e 29 de setembro: Your Ghost is Not Enough (France Danse)

your-ghost-is-not-enough-france-danse

Coregrafado pelo francês Frank Micheletti e executado pelos bailarinos Idio Chichava e Sara Tan no CCBB. Uma produção da Kubilai Khan Investigations com o apoio da Adami, sociedade de artistas-intérpretes.

4 e 5 de setembro: Dança em Trânsito

dansa-em-transito

O festival de dança contemporânea traz várias companhias, entre elas duas francesas, que se apresentam no dia 4, e uma do país francófono africano Burquina Faso, no dia 5. Entrada franca.

1 de setembro a 5 de outubro: Ciclo de Conferências Filosóficas Mutações

ciclo-mutacoes

Comemora em 2016 30 anos de existência e tem como tema a recuperação de sua própria história. O professor de filosofia da Universidade Paris-Nanterre, Francis Wolff, abre o evento com uma palestra sobre amizade.

22 a 25 de setembro: Festival Musimagem Brasil

musimagem

Celebra a produção musical feita para linguagens audiovisuais. A abertura conta com a presença do compositor francês Bruno Coulais, conhecido como um dos mais inovadores compositores franceses, consagrado no cenário cinematográfico pela trilha sonora do documentário Microcosmos.

18 de setembro: Salão do Estudante

salao-do-estudante

O Campus France organiza, no Mercure Hotel, o Salão do Estudante para tirar dúvidas sobre intercâmbio para a França.

13 e 14 de setembro: IV Seminário Rotas Tecnológicas

rotas-tecnologicas

Evento destinado a promover a reciclagem na UFMG, com a participação dos professores Christian du Tertre da Universidade Paris-Diderote e do governador Sergio Coronado. O evento começa às 8h e acontece no Auditório da Engenharia da UFMG. A entrada é gratuita, mas é preciso realizar inscrição com antecedência no site.

21 a 24 de setembro: XXIV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil

plantas-medicinais

Homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint Hilaire em comemoração aos 200 anos da chegada dele ao Brasil. Conta com a participação de Marc Pignal do Museu de História Natural de Paris.

21 a 23 de setembro: Seminário Internacional

seminario-internacional

“Desafios da implantação das políticas climáticas no Brasil: em busca de uma visão transdisciplinar, os desafios das políticas climáticas” workshop na Escola de Engenharia da UFMG que tem por objetivo discutir com cientistas, criadores de políticas públicas e a sociedade civil, quatro temas ligados à mudança climática no Brasil: água, energia, resíduos e agropecuária. Conta com a participação dos professores franceses Pierre-Benoît (INRA, França) Joly e Christian du Tertre (Universitè Paris-Diderot).

17 de setembro: Piquenique colaborativo 

piquenique-alumni

 

Alumni e intercambistas se encontram no prédio do SCAC-BH, onde Christine Masson realizará a abertura. Depois seguindo para a Praça da Liberdade.

29 de setembro a 9 de outubro: MID

mid

O Movimento Internacional de Dança – MID promove a diversidade dos estilos de dança contemporânea e procura fazer um recorte que abarca toda a sua riqueza estética. Acontece no CCBB BH e conta com a presença de espetáculos locais e internacionais, incluindo França, Itália, Espanha e Bélgica.

1 e 2 de outubro: BANG! (MID)

bang-mid

Bang é a tradução em holandês do estado de medo, tema do espetáculo. Os vários tipos de medo são tratados com senso de humor e do absurdo, sem medo de expor os medos. Direção e coreografia de Herman Diephuis.

2 de outubro: BIT (France Danse)

bit-france-danse

Bit é a unidade de medida da informação, essa palavra bem tônica dá a forma rítmica com a qual o espetáculo se desenrola. Ao som de música techno ele critica fortemente a sociedade contemporânea e suas relações de dominação. Espetáculo da coreógrafa Maguy Marin.

3 de outubro: Co Es (MID)

co-es-mid

Co Es (com eles) é uma contação de histórias através de gestos, o ato de contar histórias ocupa o imaginário das pessoas e existe a mais tempo do que a própria escrita. Os melhores contadores de história sempre arranjavam formas criativas de passar a história adiante. Coreografia de Rui Moreira.

5 a 7 de outubro: Circuito das Letras

circuito-das-letras

O Governo do Estado realiza o Circuito das Letras como uma grande celebração à literatura, leitura e linguagem escrita. Conta com a participação de mais de 130 convidados, incluindo o professor Bruno Cany, que participarão de mesas redondas, painéis, oficinas, contações de histórias, ações educativas de estímulo à leitura, grupos de trabalho, shows, feiras e saraus literários.

6 e 7 de outubro: Efeito Bolero (MID)

efeito-bolero-mid

A coreografia se desenvolve em torno do Bolero di Ravel que é a partitura orquestral mais popular no mundo, uma música que todos conhecem e reconhecem. No espetáculo é possível ver os corpos em ‘abertura máxima’ fazendo uma trajetória sinuosa e encantadora. Direção e coreografia de Cristina Kristal Rizzo.

7 e 8 de outubro: MIMO Festival em Tiradentes

mimo-tiradentes

O MIMO Festival surgiu no interior das igrejas de Olinda, em 2004, com a proposta de celebrar a música do mundo. O evento apresenta concertos e uma programação de cinema com a música como protagonista.

Na Igreja Matriz de Santoo Antônio e na Igreja N. S. Do Rosário: concertos de Edmar Castañeda, Orquestra Sinfônica Cesgranrio, Vinícius Muniz e Banda Fortuna.

8 e 9 de outubro: MIMO Festival em Ouro Preto

mimo-ouro-preto

Na Casa da Ópera e na Igreja de São Francisco de Assis: concertos de Granduo, Edmar Castañeda, Dakhabrakha (Ucrânia) e Orquestra Sinfônica Cesgranrio.

7 de outubro: Bateria (MID)

bateria-mid

O espetáculo brinca com os diferentes significados da palavra bateria, colocando em cena um dueto de baterista e dançarino. Direção de David Wampach.

19 a 30 de outubro: Festifrance

festi-france

Festival de cinema francês que nesta edição leva o tema: a participação das mulheres no cinema, na arte e na cultura. Conta com a participação do diretor francês Guillaume Renusson e dentro da programação acontecerão workshops, lançamentos, debates e premiações.

20 a 27 de outubro: Cine BH

cine-bh

Evento de mercado do cinema brasileiro, coloca a capital mineira no cetro do diálogo entre cinema nacional independente e o mercado internacional, promovendo o diálogo entre culturas. Promove a exibição de filmes nacionais e internacionais em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas.

20 a 24 de outubro: CineMundi

cine-mundi

Evento que integra a programação da Mostra CineBH, tem o propósito de refletir e entender os caminhos da coprodução internacional, Realiza workshops e master classes, debates, encontros individuais de coprodução e rodadas de negócios.

26 de outubro: Pixel (France Danse)

pixel-france-danse

O espetáculo Pixel nasceu da união da dança com projeções digitais criadas por Adrien Mondot e Claire Bardaine. Os onze bailarinos da Companhia Käfig exploram a fronteira entre o real e o digital de forma artesanal e com extrema sensibilidade. É um trabalho sobre ilusão que une ficção e proeza técnica, hip hop e circo.

9 de novembro: III Seminário de Internacionalização da UFSJ

internacionalizacao-ufsj

O Seminário traz para os alunos todas as oportunidades de internacionalização dentro da universidade e dá dicas para aqueles que pretendem fazer intercâmbio ou aprender uma língua estrangeira. Entre os convidados para participar constam o Cônsul honorário da França, Manoel Bernardes, a Adida de Cooperação da Embaixada da França, Christine Masson e o Embaixador Universitário da França na UFSJ, Matheus Antônio de Lima.

18 de novembro: Reunião Final com os Embaixadores Universitários

encontro-embaixadores

Para encerrar as atividades deste semestre do programa Embaixadores Universitários da França será promovido um encontro com os embaixadores de cada universidade e seus Relints. No encontro serão debatidos os resultados dessa edição do programa.

10 a 13 de novembro: Fórum das Letras em Ouro Preto

forum-das-letras

O FLOP é promovido pela UFOP e pretende abrir diálogo entre autores e público leitor. O evento valoriza a cidade de Ouro Preto, a identidade e a diversidade da literatura em língua portuguesa além de promover cooperações com os países da América Latina e Europa. Conta com a participação dos escritores franceses Jean-Yves Loude, Jean-Paul Delfino e Sylvie Debs.

21 a 25 de novembro: Minas Gerais International Week of Energy Transition

transicao-energetica

A Semana de Transição Energética é co-organizada pela Embaixada da França, o Instituto francês e a FEAM Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais. Na continuidade do Acordo sobre o Clima, visa debater políticas públicas, governanças, impactos, e energia renovável vs fóssil. Reforça a troca de experiências sobre a transição energética realizada com a região francesa parceira “Hauts de France”.

27 a 30 de novembro: ExpoCatadores 7ª edição

expocatadores

A ExpoCatadores reúne catadores, empresas de reciclagem, técnicos, públicos e universitários para compartilhar conhecimentos da área. Geralmente realizada em São Paulo, essa edição acontecerá em Belo Horizonte, como parte da comemoração de 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR. Será dedicada ao modelo econômico inclusivo, convidando experts franceses da Economia Social e Solidária. Inclui seminários, palestras, oficinas e outras atividades.

Anúncios