Retrospectiva Cultural da Parceria entre Minas Gerais e a França em 2016 – parte 1

A parceria entre Minas Gerais e a França continua forte em 2016. No primeiro semestre do ano tivemos uma mostra do cinema de Jean Luc Godard, a Festa da Francofonia e três encontros do Café Barômetro, isso só no primeiro semestre! Vem relembrar o que de melhor aconteceu nesse ano em Belo Horizonte. E fique ligado para a parte 2 em breve.

18 de dezembro de 2015 a 12 de janeiro de 2016:  Mostra Jean Luc Cinéma Godard

mostra-de-cinema-godard

Mostra de cinema relembrando os filmes mais importantes da carreira de Jean Luc Godard, no Cine Humberto Mauro. Foram selecionados 43 filmes que perpassam toda a carreira de mais de 60 anos do cineasta franco-suíço no cinema vanguardista.

15 de dezembro de 2015 a 6 de fevereiro de 2016: residência artística de Baba Jung em Lille

baba-jung

Intercâmbio do artista plástico Baba Jung em Lille, na França, que deu origem à uma exposição em parceria com Damien Leblon

11 a 21 de fevereiro: espetáculo “Antígona: outra vez tenho vontade de bater em alguém…”

antigona

Em cartaz durante a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, uma das iniciativas mais fortes de popularização do teatro na capital mineira. O espetáculo é uma vídeo-instalação que denuncia o ódio e a intolerância, é uma tragédia moderna inspirada no mito de Sófocles.

25 de fevereiro a 12 de julho: Festival Ópera na Tela

opera-na-tela

Mostra de cinema inédita dedicada ao gênero da ópera que apresenta o melhor da temporada europeia para o público da atualidade no Brasil. Exibições no Cine Belas Artes e Cineart Ponteio.

9 de março: Salão do Estudante

salao-do-estudante

O Campus France organiza, no Mercure Hotel, o Salão do Estudante para tirar dúvidas sobre intercâmbio para a França.

15 a 17 de março: Caravana Campus France Brasil em Minas Gerais

caravana-campus-france

O Campus France faz uma caravana pelo estado parando em algumas cidades para promover o intercâmbio para a França e tirando possíveis dúvidas dos estudantes que se interessam em estudar fora.

16 a 23 de março: Festa da Francofonia

festa-da-francofonia

 

A Festa da Francofonia visa celebrar a diversidade da cultura e a riqueza da língua francófona em um evento que reúne uma programação diversificada com gastronomia, cultura, música, cinema, arte e educação.

 

26 de março: lançamento do Cineclube Francófono 

cineclub-francofono

Mostra permanente de filmes de países que falam a língua francesa. As exibições acontecem no Cine Humberto Mauro, sempre no último sábado de cada mês, e são seguidas de uma discussão com especialistas em cinema, contribuindo para a formação do público.

31 de março: início da temporada 2016 do Barômetro: Ciência, Café e Debate 

barometro-cartaz-2

O Café Barômetro é um programa de rádio transmitido pela Rádio UFMG Educativa que abordará o tema “Preservar o solo e produzir de forma sustentável”. Ele é estruturado como um programa radiofônico semelhante a um talk show com um representantes da comunidade científica e outro da sociedade civil, além de apresentações musicais durante o intervalo. Acontece no Museu de Minas e Metal na Praça da Liberdade.

07 de abril: estreia do filme Asterix e o Domínio dos Deuses

asterix-e-obelix

Os personagens franceses Asterix e Obelix, criados por Albert Uderzo e René Goscinny em 1959, retornam às telas com mais uma história da luta entre gauleses e romanos.

11 de abril: feira de intercâmbio Study in Europe Roadshow

study-in-europe-road-show

Realizada na UFMG, a feira conta com a participação do Campus France, French In Normandy e Université de Perpignan.

12 de abril: visita da delegação do IFBAE

Teamwork

Pela primeira vez uma delegação de professores de Institutos de Administração de Empresas (Grenoble, Poitiers e Rennes) viajou ao Brasil para encontrar candidatos a programas de pós-graduação em administração na França, e professores motivados por cooperações de ensino e de pesquisa.

25 de abril: Observatório do Circuito Liberdade “Políticas Públicas (Trans) Culturais e a Arte como Meio de Transformação Social”

observatorio-do-circuito-liberdade

O Observatório do Circuito Liberdade busca ampliar o espaço de diálogo com a sociedade e facilitar a participação da população na construção, implantação e avaliação de políticas públicas e no estabelecimento de prioridades para a área da Cultura. Na sua primeira edição, o Observatório discutirá o tema “Políticas Públicas (Trans) Culturais e a Arte como Meio de Transformação Social”. com a participação de um dos mais importantes teóricos do universo cultural contemporâneo, o professor francês Jacques Poulain.

30 de abril: Cineclube Francófono “Jacquot de Nantes”

jacquot-de-nantes

Sessão do filme “Jacquot de Nantes” comentado por Glaura Cardoso, doutora em Letras pela UFMG, pesquisadora de literatura e de cinema. Jacques Demy, chamado por sua família de Jacquot, é um pequeno garoto que vive no final dos anos 30. Seu pai possui uma garagem e sua mãe é cabeleireira. Jacquot, fascinado cada vez mais por música e cinema, troca alguns brinquedos por uma câmera, para fazer um filme amador.

3 de maio: espetáculo Piaf! O Show

espetaculo-piaf

Depois do sucesso em várias cidades, o espetáculo volta à BH para uma apresentação única. A montagem mostra a história da maior diva da música francesa com direito a sessão de autógrafos no final do espetáculo com a atriz que interpreta o papel de Edith Piaf.

11 de maio: primeiro encontro da Rede France Alumni 

encontro-alumni-mon-caviste

Primeiro encontro da Rede Alumni para promover a integração dos ex-alunos que estudaram na França. Realizado no Mon Caviste Bar à Vin.

19 de maio: palestra “Do entretraduzir de umas e outras minúcias d’O Sumiço

o-sumici

Tradução de La Disparition, romance lipogramático de Georges Perec, realizada pelo professor José Roberto Féres (Zéfere). A palestra é organizada pelo Núcleo de Estudos da Francofonia da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

19 de maio: Café Científico Barômetro com o tema “Jogos e festa… e o que resta?”

cafe-barometro-jogos-e-festa

Nesta edição o Café Científico Barômetro discute as heranças que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão para o Brasil e o mundo. Com a presença do pesquisador Michaël Chetry e o paisagista Pierre-André Martin, no Museu das Minas e do Metal.

20 a 29 de maio: Festival Internacional de Teatro (FIT)

fit

Um dos maiores festivais de teatro de rua do país realizado a cada dois anos, leva à população de BH teatro de qualidade com preços populares. A companhia Off abre o festival com o espetáculo “Les Girafes”. O evento conta também com a companhia Acrostiche (espetáculo Le Cabaret des Acrostiches) e as companhias de teatro da Região Hauts-de-France: Théâtre K (espetáculo Uma Maria, Um José) e Diagonale (espetáculo Mary’s Baby).

 

28 de maio: Cineclube Francófono “As Damas do Bosque de Boulogne”

cine-club-as-damas-do-bosque-de-boulogne

Sessão comentada do filme ” As Damas do Bosque de Boulogne “. Baseado no romance de Denis Diderot e escrito por Jean Cocteau; Hélene é uma socialite que se vê abandonada pelo amante Jean, de quem pretende se vingar. Ela planeja que Jean se apaixone por uma dançarina de cabaré, e se casa com ela. No dia da festa, Hélena conta à ele que sua mulher é uma ex-prostituta.

1 a 31 de junho: Exposição Lille

exposicao-lille

Os artistas Baba Jung (Minas Gerais) e Damien Leblon (Lille) apresentam a exposição “Lille”, resultado das residências artísticas de Damien em Belo Horizonte em 2014 e de Baba em Lille no final de 2015, organizadas através da parceria entre Minas Gerais e a região Hauts-de-France. A abertura da exposição será no dia 1º de junho às 19h na Galeria Quartoamado.

8 a 22 de junho: Festival Varilux de Cinema Francês

festival-varilux

O festival traz ao Brasil quinze filmes inéditos e um grande clássico do cinema francês. Em Minas Gerais, as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Divinópolis, Juiz de Fora e Poços de Caldas participam do festival.

6 de junho: Masterclass com o diretor francês Philippe Le Guay

master-class-philippe-le-guay

A Fundação Municipal de Cultura promove às 14h30, no MIS Cine Santa Tereza, um Masterclass com o renomado diretor francês Philippe Le Guay para estudantes de cinema, RTVC, Comunicação, Artes em geral e profissionais do audiovisual. Haverá também a exposição do filme “Pedalando com Molière” e a estreia do longa “Flórida”.

22 a 27 de junho – 11ª CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto.

cine-op

A Mostra de Cinema de Outro Preto trata o cinema como patrimônio e considera a imagem como um dos eixos mais importantes para a memória e identidade sociocultural de um país. O tema dessa edição é “Cinema, TV e Educação”.

25 de junho: workshop “Atividades internacionais do INA para preservação, digitalização e fomento de patrimônio audiovisual”

Workshop ministrado pelo chefe de Projetos e Especialista em Gestão de Patrimônio Audiovisual do Institut National de l’Audiovisuel (INA), Benjamin Léréna.

 

25 de junho: Cineclube Francófono “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo”

cine-club-ciume-o-inferno-do-amor-possessivo

Sessão comentada do filme “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo” de Claude Chabrol. Paul, proprietário de uma pousada, passa a sofrer por acreditar que sua esposa o trai com os empregados e hóspedes do local. Conforme ele sucumbe à sua imaginação, acaba se tornando paranoico e agressivo, o que destrói sua vida e de sua família.

30 de junho: Café Científico Barômetro com o tema “Lixo zero: outras formas de uso e produção”

cafe-barometro-lixo-zero

Nesta edição o Café Científico Barômetro discute diferentes formas de uso e produção do lixo. Com a presença do professor Francisco de Paula Antunes Lima e o diretor do Insea, Luciano Marcos Silva.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s