Conheça os 5 filmes franceses da Mostra Cine BH

A Mostra Cine BH é um evento que acontece há 10 anos na cidade e reúne profissionais e amadores da sétima arte  para mostras, debates e exposições sobre o tema. No evento acontece uma grande mostra de filmes nacionais de vários estados do Brasil, e também de filmes feitos em cooperação com outros países, inclusive a nossa querida França. Por isso decidimos fazer uma lista com os filmes que tem um toque francês, seja no idioma, seja na produção. Lembrando que quem quiser saber mais sobre a Mostra pode conferir a programação no site e é só chegar porque o evento é gratuito!

Comboio de Sal e Açúcar (The train of salt and sugar)

Direção: Licínio Azevedo
Ficção, Cor, Digital, 2016min, 2016, Cooperação entre Portugal, Moçambique, – França, África do Sul – e Brasil.

 

Sinopse: Em 1989, Moçambique é um país destruído pela guerra civil. O trem que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para as pessoas que estão dispostas a arriscar suas vidas para trocar um pouco de sal por açúcar. Passando lentamente pelos trilhos danificados, a viagem é repleta de obstáculos e violência. Mariamu, uma viajante constante, viaja com sua amiga Rosa, uma enfermeira que vai trabalhar em um novo hospital e que vive a realidade da guerra pela primeira vez, com o Tenente Tajar, que apenas conhece a realidade de sua vida militar, e outro soldado, Salomão, com quem ela não se dá bem. Entre balas e risos, histórias de amor e guerra se desdobram à medida que o trem avança até a próxima parada.

Elenco: Matamba Joaquim, Melanie Rafael , Tiago Justino , António Nipita , Sabina Fonseca

Exibição: 21/10 | sexta • 19h30 no Cine 104

Eclipse (Leclisse)

Direção: Michelangelo Antonioni
Ficção, Preto & Branco, Digital, 126min, 1962, Cooperação entre Itália e França

Sinopse: L’eclisse conta a história de uma jovem mulher (Monica Vitti) que deixa seu parceiro (Francisco Rabal) para começar um relacionamento com um outro homem (Alain Delon). Usando a arquitetura de Roma como pano de fundo para este caso fadado ao fracasso, Antonioni alcança a apoteose de seu estilo nessa volta ao tema com que mais se preocupava: a dificuldade de se relacionar em um alienante mundo moderno.
Elenco: Alain Delon, Monica Vitti, Francisco Rabal, Louis Seigner

Exibição: 24/10 | segunda • 14h no Cine Humberto Mauro

Ta Ang

Direção: Wang Bing
Documentário, Cor, Digital, 147min, 2016, Cooperação entre Hong Kong e França

Sinopse: Os Ta’ang, uma minoria étnica birmanesa, se encontram entre uma guerra civil e a fronteira com a China. Desde o início de 2015, duras batalhas forçaram milhares de crianças, mulheres e idosos a se exilarem na China. Ta’ang acompanha o rotina diária destes refugiados que foram forçados a deixar seus lares e que ainda têm a esperança de voltar em breve.
Exibição: 25/10 | terça • 20h no Cine Humberto Mauro

As Bodas de Deus (The Spousals of God)

Direção: João César Monteiro
Ficção, Cor, 35mm, 150min, 1998, Cooperação entre Portugal e França

Sinopse: Tudo parece perdido. É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus. O Enviado de Deus dá ao vadio (estado provisório do pobre João de Deus) uma mala cheia de dinheiro. Missão cumprida, o Enviado vai à vida.Debaixo da árvore à beira do lago, João conta as pápulas. A água silente do lago é perturbada pela queda de um corpo. Ouvido o que se passou, vai João ver o que se passa. A jovem Joana está prestes a afogar-se. João atira-se à água e da água retira Joana.Ministrados os primeiros e tão prontos socorros, João transporta a inanimada para um convento de freiras. Que confiança! Que aventurança! Volta ao parque para recuperar o dinheiro contido na mala. Felizmente, àquela hora do dia, os viandantes não viandavam.

Elenco: Rita Durão, João César Monteiro, Joana Azevedo, José Airosa, Manuela de Freitas, Luís Miguel Cintra, Ana Velazquez, José Mora Ramos, Fernando Mora Ramos, Fernando Heitor, João Listz, Jean Douchet

Exibição: 26/10 | quarta • 16h30 no Cine Humberto Mauro

El Dorado XXI

Direção: Salome Lamas
Documentário, Cor, Digital, 125min, 2016, Cooperação entre Portugal e França

Sinopse: El Dorado XXI é um recorte etnográfico perturbador e misterioso da realidade. Situado no mais alto povoado do mundo, Rinconada (5500m), Peru, uma ilusão leva as pessoas à autodestruição, movidas pelos mesmos interesses, lidando, hoje em dia, com os mesmos mecanismos de antigamente.
Exibição: 26/10 | quarta • 21h no Cine Humberto Mauro
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s