5 coisas divertidas para fazer ainda hoje sem usar seu carro

A França se preocupa muito em reduzir a quantidade de poluentes e ajudar o meio ambiente, ainda mais depois da COP 21, acordo que prevê várias medidas para a redução dos impactos ambientais no planeta. Por isso ontem foi o dia sem carro, journée sans voiture, os veículos particulares não puderam circular na maior parte de Paris, que foi tomada por formas alternativas de transporte. Aqui no Brasil ainda não temos um dia sem carro, mas você pode aproveitar a iniciativa francesa para fazer coisas divertidas sem usar seu carro.

1 Conhecer o seu próprio bairro.

Muitas vezes a gente vive anos no mesmo bairro e acha que conhece tudo por ali, mas isso não é verdade. Já tentou fazer um caminho diferente para chegar em casa ou entrar em uma rua que você nunca foi antes? Aproveita o dia para conhecer mais o lugar em que você mora, seja o seu bairro, o centro da cidade, ou o lugar perto do seu trabalho o importante aqui é explorar as possibilidades à pé para poder ver os detalhes da cidade sem se preocupar com o trânsito.

2 Andar de bicicleta.

Você tem uma bicicleta parada em casa? Então hoje é uma boa oportunidade para reviver os dias de glória e colocar ela na rua. Se não tem, com certeza na sua cidade existe alguma loja especializada que alugue por algumas horas a um precinho bacana ou então aquelas bicicletas laranjas que tem pela cidade e que podem ser alugadas direto pelo aplicativo de celular. Procure um lugar mais calmo onde não tenha um trânsito pesado e é só pedalar, afinal a gente nunca esquece como andar de bicicleta!

3 Chegar onde o carro não chega.

Andar de carro tem uma limitação básica que é a estrada. Onde não tem estrada não tem carro. Por que não aproveitar o dia para fazer uma trilha e entrar em contato com a natureza? Tem atitude mais verde do que essa? Aqui em BH tem a trilha no parque das Mangabeiras que é maravilhosa, mas tenho certeza que na sua cidade ou em alguma cidade bem próxima deve ter alguma trilha legal onde você possa caminhar tranquilo entre as árvores.

4 Usar o transporte público

Usar o transporte público em dias de semana e horários de pico realmente é bem chato, mas nos finais de semana o movimento é bem menor e você pode usar ônibus, metrôs e trens para chegar nos lugares que precisa, poluindo menos o ambiente e sem se preocupar em prestar atenção no trânsito. Pode só ouvir uma musiquinha, curtir a paisagem e de quebra ainda conversar com pessoas diferentes.

5 Aprender a andar de patins, skate, long board, patinete, pogobol…

Se você não sabe andar em nenhum desses brinquedos chegou a hora de aprender! Eles não são exatamente meios de locomoção, mas com certeza são bem divertidos. Você pode pedir para um amigo te ensinar ou encontrar um grupo que sempre saia para praticar esses esportes e tope te dar uma mão. Não custa nada tentar e você ainda tem a chance de fazer novos amigos!

Não precisamos esperar o país todo tomar consciência para fazermos a nossa parte com atitudes mais ecologicamente conscientes, isso pode ser feito hoje! A vida sem carro é bem divertida, a gente só precisa dar uma chance 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s