Agenda Cultural de Setembro

Chegou a programação cultural desse mês! Em setembro a capital mineira vai estar recheada de música e dança, mas também sobre um tempinho para o cinema, palestras filosóficas e até piquenique! Vem conferir.

france danse.jpg

26 de agosto a 26 de setembro

France Danse, e o festival de dança francesa desenvolvido pelo Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, com o apoio do  Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Nesta edição, a programação foi pensada junto com parceiros brasileiros para oferecer uma visão mais abrangente sobre a vitalidade da dança contemporânea francesa. Saiba mais.

mutacoes 1.jpg

1 de setembro a 5 de outubro

Ciclo de conferências filosóficas Mutações comemora 30 anos de existência em 2016 e tem como tema a recuperação de sua própria história. O professor de filosofia da Universidade Paris-Nanterre, Francis Wolff, abre o evento com uma palestra sobre amizade. Inscriçôes devem ser feitas com antecedência no site. Para mais informações visite a página oficial do Ciclo Mutações.

danca em transito.jpg

4 e 5 de setembro

Festival de dança contemporânea Dança em Trânsito traz várias companhias, entre elas duas francesas, que se apresentam no dia 4, e uma do país francófono africano Burquina Faso, no dia 5. Entrada franca.Saiba mais.

seminário rotas tecnológicas reciclagem.jpg

13 e 14 de setembro

IV Seminário Rotas Tecnológicas para a promoção da reciclagem na UFMG, com a participação do professore Christian du Tertre da Universidade Paris-Diderot e do deputado Sergio Coronado. O evento começa às 8h e acontece no Auditório da Engenharia da UFMG. A entrada é gratuita, mas é preciso realizar inscrição no site.

piquenique.jpg

17 de setembro

Piquenique colaborativo dos alumni intercambistas às 10h. Encontro no prédio do Scac-BH, onde Christine Masson realizará a abertura, e depois todos seguem juntos para a Praça da Liberdade. Mais informações no evento.

cartaz.jpg

 

21 a 23 de setembro

Seminário Internacional “Desafios da implantação das políticas climáticas e florestais no Brasil: em busca de uma visão transdisciplinar” workshop na Escola de Engenharia da UFMG que tem por objetivo a discussão entre cientistas, criadores de políticas públicas e a sociedade civil, temas ligados à mudança climática no Brasil. Conta com a participação dos professores franceses Pierre-Benoît Joly (INRA, França) e Christian du Tertre (Universitè Paris-Diderot). Para mais informações acesse o site e o evento no Facebook.

simpósio de plantas medicinais.png

21 a 24 de setembro

XXIV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil – homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint Hilaire em comemoração aos 200 anos da chegada dele ao Brasil. Conta com a participação do professor Marc Pignal do Museu de História Natural de Paris. Inscrições devem ser feitas aqui. E a programação completa você encontra no site.

festival musimagem.jpg

22 a 25 de setembro

Festival Musimagem Brasil celebra a produção musical feita para linguagens audiovisuais. A abertura conta com a presença do compositor francês Bruno Coulais, conhecido como um dos mais inovadores compositores franceses e consagrado no cenário cinematográfico pela trilha sonora do documentário Microcosmos. O evento acontece no CCBB e as inscrições para o festival devem ser feitas no site.

hiroshima meu amor.jpg

24 de setembro

Nesse mês o cineclube francófono apresenta o clássico Hiroshima Meu Amor, primeiro longa dirigido por Alain Resnais. O filme conta a história de um arquiteto japonês e uma atriz francesa que se encontram por acaso na cidade de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial e acabam se apaixonando. A sessão será no Cine Humberto Mauro, com entrada gratuita e retirada dos ingressos meia hora antes.

MID cartaz.jpg

29 de setembro a 9 de outubro

O MID traz para Belo Horizonte toda a diversidade dos estilos de dança na forma de espetáculos, workshops e programação infantil, realizando um amplo recorte para todos os tipos de público. Companhias de dança da França, Itália, Espanha e Bélgica, assim como artistas locais, integram a programação do evento. Todos os espetáculos acontecem no CCBB BH. Saiba mais no site oficial do MID.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s