Festival Liberté França Minas Gerais

Com o tema Fête de la liberté, a Festa Francesa 2016, em sua 17a edição, levará ao público as influências culturais que ao longo do tempo foram criadas pela intensa relação entre França e Brasil. Na programação do Festival, exibições de curtas metragens brasileiros exibidos no Festival de Cannes 2016, e também longas que tratam da liberdade, tema da festa.

Todas as sessões serão realizadas no MIS Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte).

Confira!

Dia 13 de julho, quarta-feira

16hrs À beira do mundo (Claus Drexel / França / 2013 / Documentário / 98 min). Paris, noite. É onde Jeni, Wenceslas, Christine e Pascal vivem com outros. Sem-teto, eles assombram pelas ruas, pontes e corredores do metrô, vivendo à beira de um mundo em que a sociedade não oferece amparo algum. Classificação indicativa: livre.

20h30 Contraplano (Leonardo Good God / Brasil / 2015 / Ficção / 13 min). Vários personagens arriscam tudo por uma ambiciosa busca pelo poder.

E as coisas se encostam (Fabiano Araruna / Brasil / 2015 / Ficção / 14 min). O choque de gerações dentro de uma família leva uma adolescente a tentar chamar a atenção de seu pai. O silêncio dentro da casa é quebrado através de um provocativo jogo de palavras criado por eles por meio de um livro.

Os olhos de Cecília (Victor Hugo Fiuza / Brasil / 2015 / Ficção / 19 min). Há alguns dias afastada da escola, Cecília, uma menina de 8 anos que enxerga com apenas um dos olhos, decide voltar.

A moça que dançou com o diabo (João Paulo Miranda Maria / Brasil / 2015 / Ficção / 14 min). Uma garota de uma família extremamente religiosa busca seu próprio paraíso. Classificação indicativa: 14 anos.

Sessão seguida de debate com os diretores Leonardo Good God e Fabiano Araruna.

Dia 14 de julho, quinta-feira

16hrs Landes (François-Xavier Vives / França / 2013 / Comédia dramática / 82 min). Durante os anos 1920, Liéna Duprat se empenha em levar a luz elétrica para as aldeias habitadas por seus inquilinos, percebendo logo que a luz elétrica é supérflua em comparação à miséria profunda na qual esses operários do campo vivem. Classificação indicativa: livre.

20h30 Jovens donzelas (Flavio Sardinha / Brasil / 2016 / Ficção / 14 min). Valentina é uma jovem criada pela avó na periferia de São Paulo, e está decidida a aceitar a proposta que recebeu para se prostituir na Europa.

Deixa a chuva cair (Juscelino Ribeiro / Brasil / 2015 / Documentário / 26 min). Na última década, um histórico conflito entre gangues tem se agravado na região do Promorar, na zona sul de Teresina. Com o intuito de por um fim à violência entre os jovens, os rappers Preto Kedé, Lu de Santa Cruz e Aliado Negro criaram A Irmandade, que além de cantar sobre o cotidiano das comunidades passou a abordar também questões como a expansão do tráfico e uso de drogas, o preconceito com os moradores das periferias e os casos de racismo e truculência por parte dos policiais militares.

O céu sobre teus ombros (Luiz Maximiliano / Brasil / 2015 / 14 min). Uma série de estranhos eventos se passa enquanto homem dirige seu carro por uma estrada isolada. Classificação indicativa: 12 anos.

Dia 15 de julho, sexta-feira

16hrs O intruso (Claire Denis / França / 2004 / 119 min). A vida de Louis, um homem recluso nas montanhas suíças, sofre uma mudança drástica quando um ataque cardíaco o força a viajar à Coreia em busca de um transplante de coração. O intruso fala de uma intrusão dentro do próprio corpo, inescapável e até mesmo assustadora. Classificação indicativa: 12 anos.

20h30 Sorte e fortuna (Fernando Leal de Souza / Brasil / 2015 / Ficção / 15 min). Mais um entre milhões de brasileiros que vivem a duríssimas penas, nosso herói, certa noite, acredita ter mudado seu destino por um motivo fortuito.

Luz Clara (Alexandre Melo / Brasil / 2015  / Ficção / 15 min). Depois de tentar se matar, Vitor se encontra entre coma, morte e sonho. Neste drama poético, as transgressões de nosso personagem principal suscitam uma discussão sobre relacionamentos, discriminação e suicídio.

Tudo que você ama lhe será arrebatado (Lucas Tomaz Neves e Leonardo Granado / Brasil / 2015 / Ficção / 15 min). Baseado no conto homônimo de Stephen King, Tudo que você ama lhe será arrebatado nos apresenta a Alfie Zimmer, um representante de vendas em um dos dias mais importantes de sua vida (talvez o último). Classificação indicativa: livre.

O canto do claustro (Gustavo Minho / Brasil / 2015 / Ficção / 12 min). Santi é uma arquiteta que decide resolver um conflito em sua vida. Tudo pode acontecer com seu futuro.

Dia 16 de julho, sábado

17hrs Coisa-Malu (Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende / Brasil / 2015 / Ficção / 24 min). Malu é uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.

Rodrigo Hermann: vida e obra (Elisa Hermann / Brasil / 2015 / Documentário / 17 min). A vida pessoal e artística de Rodrigo Hermann, organista, compositor, crítico musical, professor, regente e improvisador paulista. Classificação indicativa: livre.

Domingo (Alan Leonel / Brasil / 2015 / Ficção / 13 min). Num futuro em que tudo deu errado, um homem é torturado. Sua tortura é relembrar suas memórias, boas ou ruins, passando pelos lugares que mais frequentava. No meio da sessão, uma mulher surge e os dois trocam suas memórias.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s