Participe do café científico Barômetro

A edição de maio do Barômetro: Ciência, Café e Debate aborda o tema “Jogos e festa… e o que resta?”.  Venha discutir sobre as heranças que os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixarão para o Brasil e o mundo!

O café científico Barômetro produzido pela UFMG em parceria com a Embaixada da França traz ao público a possibilidade de debater questões científicas de forma descontraída, recriando o ambiente dos famosos cafés científicos e filosóficos franceses.

No dia 19 de maio acontecerá a segunda edição do Barômetro em 2016. Para esse encontro, foram convidados os franceses Michaël Chetry, que pesquisa sobre as cidades e sociedades urbanas no Brasil, e Pierre-André Martin, pesquisador sobre sustentabilidade e paisagismo ecológico. Além do debate, a banda “A Chuva” será a atração musical dessa edição.

cartaz barometro

O Barômetro: Ciência, Café e Debate com o tema “Jogos e festa… e o que resta?” acontecerá no dia 19 de maio, quinta-feira, das 20h às 21h30 no café do MM Gerdau Museu das Minas e do Metal na Praça da Liberdade. A entrada é franca. A sessão de debate será transmitida ao vivo pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e pela internet (www.ufmg.br/barometro e www.ufmg.br/radio).

Saiba mais sobre os convidados:

Michaël Chetry, professor de Geografia da Universidade Federal Fluminense/Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). Possui Doutorado em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França) e Mestrado em Estudos Urbanos pelo Institut d’Urbanisme de Lyon (França). Pesquisa sobre as cidades e sociedades urbanas no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sócio-espaciais, segregação e fragmentação urbana; transformações contemporâneas dos espaços urbanos; práticas e representações espaciais; bairros informais. Tenho experiências profissionais com projetos de renovação urbana de bairros populares na França.

Pierre-André Martin, Paysagista pela Ecole Nationale Supérieure du Paysage de Versailles (1999). Possui pós-graduação em Meio Ambiente COPPE/UFRJ (2006). É professor de Paisagismo, CAU/PUC-Rio. Estudou as ciências relativas a Paisagem e Território durante seis anos na França. Atua profissionalmente como paisagista e ambientalista há mais de 15 anos em países como Brasil, França, Itália, Estados Unidos, Canadá, Peru e Angola, tendo colaborado com o paisagista Fernando Chacel; é professor de paisagismo e supervisor de urbanismo da PUC-Rio, e co-coordenador do curso de pós-graduação “Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem” da mesma instituição. Desde 2009, é sócio-fundador da EMBYÁ Paisagens & Ecossistemas e participa ativamente da ONG INVERDE, Instituto de Pesquisas em Infraestrutura Verde e Ecologia Urbana. Escreve para “The Nature of Cities”, site coletivo e colaborativo sobre cidades como espaços ecológicos no mundo inteiro. Membro do comitê executivo da Society for Urban Ecology – Brasil (SURE-BR). Palestra e leciona como professor convidado sobre sustentabilidade em diferentes instituições universitárias no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s