RETROSPECTIVA CULTURAL DA PARCERIA ENTRE MINAS GERAIS E A FRANÇA EM 2015 – PARTE 2

Em 2015 Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais receberam muitas atrações culturais resultantes da parceria firmada entre a França e o Brasil. A presença do Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) em Belo Horizonte foi fundamental para firmar tais parcerias e contribuir na promoção dos eventos. Na semana passada nós publicamos os eventos que aconteceram no primeiro semestre de 2015. Confira agora tudo que aconteceu em Minas no segundo semestre de 2015 e fique atento às nossas redes sociais para não perder nada em 2016!

11 de agosto a 20 de setembro – Residência artística do coletivo Anonyme – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

O grupo Anonyme fez residência no Festival Artes Vertentes de Tiradentes, onde fizeram exposição até o dia 20 de setembro. Além disso, receberam alunos de belas artes da UFMG e da UFSJ como bolsistas da residência, na cooperação Minas-Nord-Pas-de-Calais, e ministraram oficinas para moradores e escolas da cidade.

20 a 31 de agosto – Turnê do grupo Slambolada por Minas Gerais

slambolada.jpg

O grupo Slambolada, formado por músicos brasileiros, franceses e africanos em uma residência em Lille, vieram ao Brasil apresentar suas músicas. Em Belo Horizonte, tocaram na Casa África no dia 22 de agosto e no Núcleo de Estudos de Cultura Popular no dia 23.

22 a 27 de setembro – Festifrance

Affiche Festifrance A4 def HD

O Festifrance, produzido pela Sokol Company, trouxe a Belo Horizonte 32 filmes franceses, dentre curtas, médias e longas e uma peça de teatro.  Os filmes foram exibidos no Sesc Palladium. Além da mostra competitiva de filmes franceses, o Festifrance promoveu workshops, conferências e oficinas sobre cinema e contou com a parceria de estudantes da UFMG para fazer a tradução dos filmes.

06 a 26 de outubro – Residência artística do grupo Théâtre K em Barbacena – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

theatre k em barbacena

O grupo de Roubaix veio à Barbacena para realizar um ateliê de escrita teatral acerca do Hospício de Barbacena e uma residência artística que resultou na criação da peça teatral “Uma Maria, Um José”. Além disso, eles ofereceram um estágio de escrita e teatro aberto aos estudantes francófonos de Barbacena.

15 a 22 de outubro – CineBH

15408492040_7205a07e27

A mostra CineBH trouxe à capital 65 filmes produzidos em nove países, dentre eles o Brasil e a França. Toda a mostra foi gratuita e os filmes foram exibidos no Cine Humberto Mauro e no Cine 104. Dentro da mostra, aconteceu também o Brasil CineMundi, que contou com a participação de três produtores franceses convidados em debates, estudos de casos e workshops.

2 a 28 de novembro – FID Fórum Internacional de Dança

Residência artística com Latifa

Residência artística com Latifa Laâbissi

Em 2015 o FID contou com a participação de três artistas francesas. Entre os dias 10 e 14 de novembro, a dançarina Latifa Laâbissi coordenou a residência “Love ou l’image implosé”, e também apresentou entre os dias 17 e 23 de novembro os espetáculos “La part du rite” e “Adieu et merci”. No dia 18 de novembro, Maria-Carmela Mini ministrou a palestra “Encontro com Latitudes Contemporaines”, e no dia 19 Isabelle Launay ministrou a palestra “Histoires des Gestes”.

11 a 15 de novembro – FIQ Festival Internacional de Quadrinhos

fb4a-image001

O FIQ 2015 contou com a participação do francês Philippe Ôtié, que lançou o livro “Uma vida chinesa”. Philippe também participou do debate “Um olhar sobre o outro” e fez sessão de autógrafos.

19 a 29 de novembro – Forumdoc Festival do Filme Documentário e Etnográfico

cabecalho_forumdoc_20152

Festival de cinema em Belo Horizonte que contou com a exibição de cinco filmes franceses ou com colaboração francesa. O festival aconteceu no Cine Humberto Mauro, Cine 104 e na UFMG.

30 de novembro, 5 e 6 de dezembro – COP 21 Minas Gerais – A gente faz o clima!

COP21MGsabado (354)

Em paralelo à COP 21 em Paris, a Embaixada da França no Brasil promoveu a COP 21 Minas Gerais. O evento contou com palestras, atividades artítisticas, debates, mostra de filmes, além de uma vila com estandes que apresentarão iniciativas da sociedade civil, e ocupou o Parque Municipal de Belo Horizonte nos dias 5 e 6 de dezembro, com a presença de 600 pessoas. No dia 30 de novembro aconteceu a abertura da COP 21 Minas Gerais no Teatro Francisco Nunes, com a participação de Sua Excelência Laurent Bili, Embaixador Extraordinário da França no Brasil. Sobre a COP21 Minas Gerais, você confere aqui, aqui e aqui.

8 a 10 de dezembro – Exibição da peça “Uma Maria, Um José” em Roubaix – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

uma maria, um josé

O espetáculo criado após residência artística em Barbacena foi apresentado pela primeira vez em Roubaix, um resultado da parceria firmada entre Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s