Retrospectiva cultural da parceria entre Minas Gerais e a França em 2015 – parte 1

Em 2015 Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais receberam muitas atrações culturais resultantes da parceria firmada entre a França e o Brasil. A presença do Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC) em Belo Horizonte foi fundamental para firmar tais parcerias e contribuir na promoção dos eventos. Confira tudo que aconteceu em Minas no primeiro semestre de 2015 e fique atento às nossas redes sociais para não perder nada em 2016! Em breve publicaremos também os eventos que aconteceram no segundo semestre de 2015.

13 a 28 de março – Festa da Francofonia em BH

A Festa da Francofonia movimentou BH por duas semanas de programações diversas, incluindo espetáculos, mostra de filmes, shows, piquenique, mesas redondas, degustação de pratos típicos… Assista a um pouquinho do que foi a Festa da Francofonia:

12 a 19 de abril – Residência artística de músicos mineiros em Dunkerque – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

Em abril, os músicos Gustavito, Felipe José, Adriano Goyatá e Gabriel Murilo fizeram residência artística em Dukenque, uma iniciativa da cooperação firmada entre Minas Gerais e a região Nord-Pas-de-Calais, na França. Junto dos músicos franceses Delbi e Maxence Dossout, os artistas iniciaram o projeto Tudo Bem durante a residência artística no estúdio 4Ecluses.

20 a 25 de abril – Residência artística de Claire Filmon 

claire filmon

Entre os dias 20 e 25 de abril a artista Claire Filmon fez residência artística no Atelier Dudude, com a participação de 25 dançarinos. No dia 23 de abril, a artista participou também de uma conversa sobre o fazer artístico e a criação em dança no Memorial Vale.

25 de abril – NET Festival

reco reco net festival.jpg

Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu o festival musical NET Festival, que contou com a presença da banda francesa Reco Reco.

25 de abril a 9 de maio – Turnê das artistas Aurélie e Verioca

aurelie et verioca.jpg

A dupla francesa Aurélie e Verioca veio ao Brasil apresentar o novo disco “Pas à Pas”, de produção franco-brasileira. Em Minas Gerais, se apresentaram em Belo Horizonte, Ouro Preto e Barbacena.

25 de abril a 7 de junho – Exposição “As transparências líquidas da imagem”

transparências líquidas.jpg

Com curadoria de Philippe Dubois, a exposição “As transparências líquidas da imagem”, promovida pelas Cátedras Francesas da UFMG e a Casa do Baile, apresenta o trabalho do artista colombiano Oscar Muñoz e dos brasileiros Eder Santos, Elisa Campos e Regina Gaia. Philippe Dubois desenvolveu por seis meses atividades dentro do Programa de Cátedras Francesas da UFMG.

1º a 14 de maio – Mostra de cinema Clássicos Franceses Restaurados 

classicos franceses restaurados.jpg

Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Instituto Francês, a Fundação Clóvis Salgado promoveu a mostra de cinema totalmente dedicada aos clássicos franceses. Ao todo, 15 clássicos franceses de relevância mundial foram exibidos em sessões gratuitas.

14 de maio – Noite dos estudos na França

noite dos estudos na frança.jpg

O Paco Pigalle Bar recebeu no dia 14 de maio a festa “Noite dos estudos na França”, realizada pela cooperação entre o SCAC e o Campus France. A festa contou com entrada gratuita e nela foi apresentado o resultado do concurso “Quero estudar na França” e ocorreu também um concurso de karaokê.

15 de maio – Show Alpha Blondy e Mark Kelly

alpha blondy.jpg

O ícone do reggae africano Alpha Blondy veio a Belo Horizonte no dia 15 de maio apresentar seu 11º CD. Na mesma noite, o irlandês Mark Kelly também agitou o Music Hall com sua música.

22 e 23 de maio – Peça de teatro Rhinocéros

rinocerontes.jpg

A companhia Théâtre de La Ville – Paris trouxe pela primeira vez ao Brasil o espetáculo Rhinocéros (O Rinoceronte), do dramaturgo Eugène Ionesco. A peça foi encenada em francês e legendada em português. Além de apresentar a peça, o grupo Théâtre de La Ville ministrou palestras e ofereceu oficina de teatro na Escola de Belas Artes da UFMG e no CEFAR, do Palácio das Artes.

26 a 30 de maio – Mostra Jean Cocteau

mostra jean cocteau.jpgA Aliança Francesa Belo Horizonte, com o apoio dos parceiros SCAC, EBA-UFMG, FALE-UFMG, Cine 104, Café Com Letras e Grupo Editorial Autêntica, realizou a Mostra Jean Cocteau. Na mostra, ocorreu o lançamento da primeira tradução do livro “A dificuldade de ser”, de Jean Cocteau, palestras, Noite Coctaliana em homenagem ao escritor e a exibição de três filmes de Cocteau.

10 a 17 de junho – Festival Varilux de Cinema Francês

festival varilux.jpg

O festival trouxe a Belo Horizonte, Juiz de Fora, Divinópolis e Poços de Caldas 16 filmes franceses, que foram exibidos em cinemas das cidades.

11 de junho – Residência e show do projeto Tudo Bem – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

proj tudo bem.jpg

No dia 11 de junho, o projeto musical Tudo Bem, criado em residência cruzada entre Minas Gerais e a região de Nord-Pas-de-Calais, realizou a segunda fase da residência artística, dessa vez em Belo Horizonte, onde Gustavito e os outros músicos mineiros do projeto receberam o francês Delbi para dar continuidade ao projeto. O grupo se apresentou na casa de shows A Autêntica no dia 11 de junho.

19 a 21 de junho – Fusion Concept

fusion concept.jpg

Criado pelo grupo parisiense de dança urbana Ghetto-Style Movement World, o Fusion Concept é uma batalha mundial de dança de rua. A pré-seleção latino americana da batalha aconteceu em Belo Horizonte, e o vencedor ganhou um prêmio e passagens para participar do mundial na França. Além das batalhas, aconteceram workshops com artistas franceses e brasileiros.

4 e 5 de julho – Participação de mineiros no festival Pile au Rendez-vous – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

baba jung.jpg

Os artistas belorizontinos Wagner Braccini e Baba Jung participaram em Nord-Pas-de-Calais re uma residência artística na “Condition Publique” em Roubaix, ministrando oficinas de grafite e muralismo, a Biennale Murale Transfronterice, uma exposição em uma galeria de Hellemmes e uma exposição no Palais des Beaux Arts.

11 de julho – Grupo mineiro se apresenta em Dukerque – Parceria Minas Gerais e Nord-Pas-de-Calais

aldebaran.jpg

No dia 11 de julho o grupo Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte apresentou o espetáculo Aldebaran no festival “Le Manifeste”, em Dukerque. Além de apresentar a peça, o grupo ministrou oficinas e palestras.

17 de julho – Noturno nos Museus

noturno nos museus.jpg

A terceira edição do Noturno nos Museus, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, contou com a participação de Pascal Torres, curador-chefe do Museu do Louvre. Torres realizou a palestra de abertura do Noturno no Museu Abílio Barreto, intitulada “O museu, reflexo da sociedade contemporânea”.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Retrospectiva cultural da parceria entre Minas Gerais e a França em 2015 – parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s