Receita da Semana #21

Nossa receita da semana é a Galette des Rois, uma torta folheada servida tradicionalmente na Fête de L’Epiphanie, o Dia dos Reis.

A Galette des Rois é uma torta doce servida na primeira quinzena de janeiro na França. O que torna a Galette especial é a tradição: dentro da torta é escondida uma pecinha de porcelana, e quem pegar a fatia com a peça é consagrado o “rei do dia”, ganha uma coroa e tem direito a dar ordens o dia todo. Apesar de o Dia dos Reis ser 6 de janeiro, na França ele é comemorado no segundo domingo após o Natal.

Galette des Rois

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

. 2 massas folheadas

. 125g de amêndoas em pó

. 100g de açúcar

. 3 ovos

. 100g de manteiga à temperatura ambiente

. Um punhado de amêndoas inteiras

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture a manteiga com o açúcar e o pó de amêndoas. Adicione 2 ovos, um de cada vez, incorporando-os bem ao creme. Para dar “crocância” à Galette, acrescente o punhado das amêndoas inteiras esmagadas.

Desenrole uma massa folheada sobre uma travessa coberta com papel impermeável. Com a ajuda de um pincel, umedeça a borda da massa sem derramar do lado de fora.

Espalhe o creme de amêndoas no centro da massa. Esse é o momento de colocar a pecinha que vai escondida na Galette des Rois.

Coloque delicadamente a segunda massa folheada sobre a primeira. Pressione a borda com os dedos para que as massas se unam bem. Depois, dobre a borda até o recheio, para selar bem a torta. Pressione de novo a borda com os dedos. Com a ponta de uma faca, faça alguns cortes na borda da massa para que ela asse da forma correta.

Misture o último ovo com uma colher de café de leite e pincele sobre a torta. Coloque a torta na geladeira por 30 minutos e depois pincele o ovo mais uma vez. Cuidado para não passar o ovo nas bordas da Galette, pois isso afetaria o crescimento da massa folheada.

Com a ponta de uma faca, risque diagonais, ou o que você desejar, na torta. Coloque a Galette des Rois no forno pré-aquecido a 240° por 10 minutos, depois diminua a temperatura para 180° e deixe a torta assar por mais 20 minutos.

A receita original da Galette des Rois você encontra aqui, em francês.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s