Saiba o que aconteceu na COP21 Minas Gerais – A Gente Faz O Clima!

Na última semana aconteceu em Belo Horizonte o encerramento da COP21 Minas Gerais – A Gente Faz O Clima! Durante todo o fim de semana (05 e 06 de dezembro) o Parque Municipal e o Teatro Francisco Nunes receberam diversas atividades gratuitas e abertas ao público, como shows musicais, palestras, oficinas e debates. O evento teve como objetivo reverberar a COP21 – Conferência internacional sobre as mudanças climáticas, que aconteceu em Paris entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro 2015 – e mobilizar a população de Minas Gerais sobre os desafios das mudanças climáticas e a necessidade de agir rapidamente. Neste sentido, o evento deu um grande espaço à apresentação de iniciativas já tomadas localmente.

A abertura da COP21 Minas foi no dia 30 de novembro no Teatro Francisco Nunes, e contou com a performance de dança “Parquear com elas”, que fez parte do filme “24 horas do clima”, exibido na COP 21 Paris no dia 5 de dezembro.

COP21MGAbertura (9)

Veja como foi a solenidade de abertura da COP21 Minas Gerais. 

Nos dias 05 e 06 de dezembro o Parque Municipal recebeu a Vila das Iniciativas pelo Clima, filmes, debates, oficinas e várias apresentações musicais, com animação do grupo teatral e circense Mundicá e do DJ Paco Pigalle.

A Vila das Iniciativas trouxe ao parque oficinas de reciclagem, a Feira Terra Viva, com agricultura familiar e orgânica, e um pouco da cultura indígena, com apresentações de dança e canto das tribos Pataxós e Krenaks, dentre várias outras atividades.

COP21MGsabado (354)

Durante todo o evento, trechos da COP21 Paris foram transmitidos no telão.

No dia 05 de dezembro o Parque Municipal recebeu apresentações musicais e exibições de filmes. A Orquestra Jovem da Fundação Caio Martins de Esmeralda apresentou, pela manhã, músicas clássicas e populares. Logo em seguida, o músico Carlos Farias levou ao parque músicas populares dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. O cantor Luti Mar apresentou, durante a tarde, canções regionais de Minas e por fim o Chico Amaral Quarteto encerrou  o dia com o seu lindo repertorio de músicas instrumentais.

Orquestra FUCAM (2)

Quem passou pelo parque pôde levar para a casa uma muda de árvore, doada pelo projeto Boi Rosado Ambiental.

Durante a tarde, filmes franceses foram exibidos em um telão no parque. Entre meio-dia e 18 horas, os participantes da COP21 Minas assistiram aos filmes “Mayotte, quando os corais ficam brancos”, “Horizonte distante” e “Home”, todos eles abordando questões sobre o clima.

No domingo 06 de dezembro a programação da COP21 Minas Gerais se dividiu entre o Parque Municipal e o Teatro Francisco Nunes.

COP21MGdomingo (15)

No teatro, a COP21 Paris foi transmitida pela manhã, e logo em seguida aconteceu uma conferência com o tema “A cidade e o clima”, ministrada por Leila Soraia Menezes, Coordenadora de Clima na Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal. Leila também mediou a mesa redonda “A sociedade e os desafios do clima”, que contou com a participação de João Bosco Senra sobre água e clima, Jacqueline Rutkowski, sobre resíduos e clima e Roberto Andrés, sobre a mobilidade alternativa ao carro.

mesa redonda (30)

De tarde no Francisco Nunes foram exibidos os filmes “Planeta gelado: Andes”, “Home” e “Era uma vez na floresta”. No parque, os filmes “Planeta gelado: Andes”, “Horizonte distante”, “Guerra e paz no jardim” e “Home” passaram no telão.

O grupo Tamborilata, formado por jovens da comunidade Morro das Pedras, apresentou um show animado de percussão pela manhã. De tarde, a banda Tripé tocou rock&roll com um pouquinho de blues, e o grupo Union Latina, composto por 10 músicos de vários países da América Latina, encerrou a COP21 Minas Gerais, encantando a todos com ritmos variados de todo o continente.

Union Latina (2)

Clique aqui para conferir as fotos da COP 21 Minas Gerais – A Gente Faz O Clima!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Saiba o que aconteceu na COP21 Minas Gerais – A Gente Faz O Clima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s