FID – Fórum Internacional de Dança

Começou na última semana o FID – Fórum Internacional de Dança  em Belo Horizonte. Desde sua primeira edição, o evento, que está completando 20 anos, tem como compromisso trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea.

O FID conta com apresentações e espetáculos de grupos locais, nacionais e internacionais, palestras e debates, mostras de vídeo, oficinas, residências artísticas e muito mais!

Este ano, o evento conta com a presença das francesas Maria-Carmela Mini, Isabelle Launay e Latifa Laâbissi, cuja presença no fórum conta com apoio do SCAC Belo Horizonte.

love-espetaculo

Maria-Carmela Mini ministrará a palestra Encontro com Latitudes Contemporaines no dia 18 de novembro, das 15:00 às 17:00 no Centro de Referência Moda e Isabelle Launay ministrará a palestra Histoires des Gestes na Sala Multiuso do Sesc Palladium no dia 19 de novembro às 19:30.

Latifa Laâbissi estará coordenando a residência Love ou l’image implosé entre os dias 10 e 14 de novembro das 14:00 às 18:00. A proposta da residência é abordar as questões performativas de Love (2003), obra coreográfica concebida e realizada por ela e Loïc Touzé. Por meio do envolvimento de figuras em grupo, duo ou solo, sempre superexpostas, essa partitura convoca a relação entre gesto e narração, brinca com nuanças de registros heterogêneos em que os envolvimentos físicos são contidos, explosivos, inquietantes, engraçados e precisos.

Latifa Laâbissi apresentará ainda dois espetáculos, La Part du Rite e Adieu et Merci.

la-part-du-rite-mais

Ao mesmo tempo conferência, performance, instalação, La Part du Rite investiga o vínculo entre a carne e as palavras para revelar suas zonas vazias, seus confrontos, resíduos e devires. Em meio a uma tensão constante entre manipulação, articulação e desarticulação, uma coreógrafa e uma teórica da dança buscam conectar ideias a estados, figuras a materiais; explorando diferentes regimes estéticos para questionar sua atualidade. O espetáculo terá lugar no Galpão 4 da Funarte, nos dias 17 e 18 de novembro às 21:00.

adieu-at-merci-espetaculo

Trabalhando com a porosidade dos formatos e com a desconstrução dos modos tradicionais de produção e percepção, em Adieu et Merci , a coreógrafa investe na formulação de um novo vocabulário corporal. Laâbissi adota um viés antropológico, dissecando noções de identidades coloniais e colonizadas e lançando luz sobre movimentos e práticas gestuais dos quais somos pouco conscientes. Este espetáculo acontece nos dias 21 de novembro às 20:30 e 22 de novembro às 19:00 no Grande Teatro do Sesc Palladium.

O valor dos ingressos é de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). A programação completa você encontra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s