FAPEMIG e UFMG realizaram Workshops com laboratórios franceses

No dia 06 de novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam os diretores do Centre National de La Recherche Schientifique (CNRS) e do e Institut de Recherche Pour Le Développement (IRD), Olivier Fudyn e Fréderic Huynn.

_MG_4217

Na ocasião, os representantes dos laboratórios falaram sobre os papeis das instituições, suas formas de funcionamento e possibilidades de parceria entre Brasil e França. O encontro na FAPEMIG aconteceu pela manhã, e estiveram presentes também o presidente da Fundação, Evaldo Vilela, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, Paulo Sérgio Beirão, o Coordenador da Área Internacional da Confap, Mário Neto, o Cônsul Honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernades, a Adida Cultural de Cooperação e Ação Cultural do Estado, Christine Masson.

O encontro na UFMG aconteceu à tarde, no prédio da Reitoria da Universidade. Compareceram na ocasião professores e pesquisadores de diversas áreas de estudo da UFMG, além da Vice-diretora de Relações Internacionais, a professora Míriam Jorge. Foi uma oportunidade para os presentes discutirem as possibilidades de cooperação com a França, além de trocar contatos.

_MG_4228

Olivier Fudyn destacou as ferramentas de cooperação internacional para a promoção da ciência no Estado e as principais área de atuação do CNRS, além de falar sobre as oportunidades de internacionalização dos projetos e pesquisas. A iniciativa também permitiu mostrar diversas modalidades de internacionalização possíveis por meio do IRD. Dentre elas, o destaque pontuado pelo diretor Fréderic Huynn foi a Laboratoires Mixtes Internationaux (LMI), uma oportunidade de internacionalização que conta com 25 laboratórios em operação no mundo e que enfatiza a execução de projetos comuns de investigação, formação e inovação em diferentes áreas temáticas.

Fréderic Huynn destacou a importância de encontros como esses para estreitar a relação entre os institutos parceiros. “Desejamos ampliar as parcerias entre o Brasil e a França nas áreas científica, tecnológica e de inovação e contamos com este apoio bilateral para o desenvolvimento dos projetos em parcerias com as instituições brasileiras”, complementa Huynn.

_MG_4243

_MG_4263

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s