Ateliê de Escrita Teatral acerca do Hospício de Barbacena – Compagnie Théâtre K

A Compagnie Théâtre K, da região de Nord-Pas de Calais, estará presente em Barbacena a partir de amanhã, até o dia 26 de outubro para um ateliê de escrita teatral acerca do Hospício de Barbacena e uma residência artística que irá resultar na criação da peça teatral “Uma Maria, Um José”.

A residência conta com o apoio da Embaixada da França e é mais uma realização cultural da forte parceria entre o Estado de Minas Gerais e a região francesa de Nord-Pas de Calais.

O Théâtre K é uma companhia de teatro profissional presente na cidade de Lille há 20 anos. A fim de preparar sua próxima criação sobre o Hospício de Barbacena, Nathalie Grenat (diretora e comediante) e Gérald Dumont (autor e comediante) estarão em residência artística no Brasil de 6 a 26 de outubro. Durante esse período, eles oferecerão um estágio de escrita e teatro aberto aos estudantes francófonos de Barbacena.

loucos-1

A Companhia tem por objetivo, a cada nova criação, trabalhar com estudantes, em um ambiente de encontro e de trocas muito rico, que consideram fundamental em sua jornada artística. Durante o período em que trabalharão com os estudantes esperam promover a eles não só a oportunidade de se expressar através da escrita, mas também de abordar o idioma francês de modo menos acadêmico, mas também de aperfeiçoar a fala e a leitura em voz alta.

A peça é inspirada na história de Maria e José Machadinio, dois sobreviventes do Hospício de Barbacena. Após esse trabalho, o espetáculo será montado e exibido em dezembro de 2015, no teatro l’Oiseau-Mouche de Roubaix, na França. Existe ainda a possibilidade de uma demonstração pública em Barbacena, caso seja de interesse dos estudantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s