Receita da Semana #8

Esta semana trazemos para você a receita de um dos mais famosos doces franceses!

O macaron é uma iguaria francesa criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época. Há versões que a sua origem real é Veneza na Itália. A pâtisserie Ladurée, em Paris imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta. Em Paris, cada unidade de macaron custa cerca de 1 euro. Você pode fazer macarons de várias cores, basta usar diferentes corantes. Você pode também rechear com geleia, doce de leite, chocolate branco, brigadeiro. Use a imaginação!

Macaron
Rendimento: 20 doces

MASSA

Ingredientes
. 130 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju
. 200g de açúcar de confeiteiro
. 30g de açúcar refinado
. 3 claras de ovos
. 3 colheres de sopa de chocolate em pó
. 20 gotas de corante vermelho
. 5 gotas de corante verde (para obter uma cor marrom)

Modo de preparo
Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate e peneire a misturam para obter um pó fininho. Reserve. Bata as claras em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado. Quando formar um creme consistente, acrescente os corantes, misturando bem. Desligue a batedeira e acrescente a mistura reservada aos poucos, misturando com um batedor. Cubra uma forma com papel manteiga, untada com farinha e manteiga. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e disponha 40 bolinhas na forma, com espaço entre elas. Deixe descansar por 20 minutos, e preaqueça o forno a 150ºC enquanto isso. Após este tempo, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada. Leve ao forno pré aquecido por 7minutos, então coloque o cabo de uma colher de pau na abertura, deixando o forno ligado e entre aberto por mais 8 minutos. Tire os macarons do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água, para que o papel manteiga absorva essa água soltando mais facilmente os macarons.

RECHEIO

Ingredientes
. 1 colher de sopa de manteiga
. 130 g de chocolate ao leite picado
. 3 colheres de creme de leite fresco

Modo de preparo
Aqueça o creme de leite em banho maria. Quando estiver bem quente, tire do fogo e acrescente o chocolate e a manteiga. Misture bem até que o chocolate esteja completamente derretido, formando uma massa homogênea. Cubra uma face do macaron com um pouco do ganache e feche com a outra banda, como se fosse um biscoito recheado.

C’est ça! Recomendamos deixar os macarons na geladeira antes de consumir, pois ficam uma delicia galadinhos.

Confira as receitas originais no Tudo Gostoso (pt) e no Cuisine A Z (fr).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s