Receita da Semana #6

A receita desta semana é baba au rhun, uma deliciosa sobremesa criada em Paris, no século XVIII.
Segundo a lenda, o baba ao rum surgiu de uma tentativa salvar um bolo seco, afogando-o em vinho para deixar mais saboroso. O rum veio com a evolução da receita, e não deve ser economizado em sua preparação! A receita deve ser preparada em duas etapas, pois o bolo deve secar durante 48 horas, para absorver melhor o rum. Após o preparo, o rum baba é tipicamente decorado com chantilly e frutas vermelhas.

Baba au rhun
Rendimento: 8 porções individuais ou 1 porção grande

MASSA

Ingredientes
. 100 g de manteiga em temperatura ambiente
. raspas de um limão
. 250 g de farinha de trigo peneirada
. 1 colher (sopa) de mel
. 25 g de fermento biológico
. 1 colher (café) de sal
. 8 ovos

Modo de preparo
Corte a manteiga em pedacinhos e deixe-a em temperatura ambiente. Prepare as raspas de limão. Misture a farinha de trigo, o mel, o fermento biológico em pedaços, o sal, a baunilha, as raspas de limão e 3 ovos. Bata em velocidade média até que a massa descole da parede da vasilha. Adicione então mais 3 ovos e repita a operação. Quando a massa descolar novamente da vasilha, acrescente os ovos restantes e bata por mais 10 minutos. Sem desligar a batedeira, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos. Deixe a massa crescer por 30 minutos em temperatura ambiente, e enquanto aguarda, unte 8 forminhas. Preencha as forminhas até a metade e deixe a massa crescer novamente, até que atinja a borda das forminhas. Pré aqueça o forno a 200°C, e asse os bolinhos por aproximadamente 15 minutos. Desenforme quando estiverem frias e deixe secar por dois dias.

CALDA

Ingredientes
. cravo e canela (a gosto)
. 1 fava de baunilha
. 1 litro de água
. 1/2 kg de açúcar cristal
. raspas de um limão e de uma laranja
. 350 ml de rum
. geleia de damasco (a gosto)
. chantilly (a gosto)
. frutas vermelhas para decorar

Modo de preparo
Quebre e rale a baunilha. Leve ao fogo médio o açúcar, a água, a canela e o cravo. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, então adicione 150ml de rum e a baunilha e desligue o fogo. Deixe esfriar até 60°C. Mergulhe um a um os docinhos na calda. Para se certificar de que estão bem embebidos, enfie a ponta de uma faca (que não deverá oferecer resistência). Dilua a geleia de damasco em um pouco de água e ferva-a. Regue os doces com o restante de rum e depois pincele-os com a geleia de damasco. Enfeite os doces com o chantilly e as frutas vermelhas.

Confira aqui a receita original.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s