RECEITA DA SEMANA #2

Bom dia! Essa semana trazemos para vocês a receita do tradicional crepe francês. O crepe é muito apreciado e conhecido em todo o mundo, talvez você conheça esse delicioso prato francês pelo seu nome brasileiro: panqueca. Os crepes franceses são originários da Bretanha, uma região no oeste da França.

A Bretanha possui grande importância histórica, e é um local onde permanece uma forte influência da cultura céltica. O dia 2 de fevereiro é conhecido na França como o dia do crepe. Mas por quê? Neste dia acontece a Festa da Luz ou Candelária, uma festa religiosa que existe desde os tempos pré-cristãos. Há séculos é uma tradição da Bretanha comer crepes com cidra nesta data, por isso ficou conhecida como o Dia do Crepe.

Nossa receita tem o recheio de presunto e queijo (crêpe jambon fromage), mas você pode colocar os ingredientes que preferir. Alguns sabores bem tradicionais são presunto, queijo e ovo; cogumelos com queijo; frango desfiado; e o delicioso crepe doce, de chocolate.


Crêpe Jambon Fromage
Rendimento: aproximadamente 12 crepes

Ingredientes:
. 250g de farinha de trigo
. 4 ovos
. 2 colheres de sopa de açúcar
. 1 colher de café de sal
. 50g de manteiga derretida
. 500ml de leite (ou até que a massa fique líquida)
. Queijo emental em fatias ou ralado (outras sugestões são queijo gouda, mussarela e parmesão)
. Presunto em fatias
. Ervas e especiarias a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar e o sal. Bata os ovos com um garfo e adicione-os à tigela. Misture e depois acrescente o leite aos poucos, até obter uma massa líquida, ligeiramente grossa. Por último, adicione a manteiga derretida. Se estiver com tempo, deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos (opcional). Em fogo baixo, aqueça uma frigideira antiaderente grande. Unte com um pouquinho de óleo ou manteiga, acrescente uma concha da massa e espalhe bem. Vire depois de aproximadamente 2 minutos. Espalhe uma camada generosa de queijo sobre a massa e cubra com fatias de presunto e as ervas e especiarias. Aguarde um pouco para que o queijo derreta e, com a ajuda de uma espátula, dobre a massa ao meio duas ou três vezes, deixando-a com um formato triangular. Está pronto! Você pode colocar o crepe em um prato ou envolvê-lo em um papel toalha.

Esperamos que vocês tenham gostado! Deixem seus comentários e sugestões para as próximas receitas.

Receitas originais em Conexão Paris (pt) e Recettes Bretonnes (fr).

Anúncios

Um comentário sobre “RECEITA DA SEMANA #2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s