O projeto Solibrasil está de volta a Belo Horizonte!

Na próxima quinta feira, dia 20 de agosto, terá início uma nova edição do projeto Solibrasil.

O Solibrasil é um projeto do grupo francês Brasil Afro Funk que propõe a aproximação entre Brasil e França, através da música. O projeto é direcionado a jovens (16-25 anos) da região de Nord-Pas-De-Calais, que são selecionados para experimentar uma mescla social e troca intercultural. Após o contato inicial com a cultura brasileira, os jovens terão a oportunidade de realizar um intercâmbio para Belo Horizonte, onde serão imersos nas realidades socioculturais brasileiras pelo intermédio de uma ONG local. Este período de dez dias no Brasil (10 a 20 de agosto) permitirá aos jovens franceses conhecer e se conectar com jovens brasileiros, com quem participarão de ateliês musicais.

O coletivo Brasil Afro Funk foi criado na cidade de Lille, em 1997, pelo autor e compositor brasileiro Toninho de Almeida, em parceria com outros músicos brasileiros. Desde 2006, o coletivo cria espetáculos de música e dança brasileira, tais como os grupos Mundo’s Band, Samba de Bamba, Panorama Brasil e Forró Pitu. O coletivo dispõe também de cursos e estágios de música, dança e português. A associação administra ainda uma sala de teatro, na qual é possível programar shows e outras apresetnações. O objetivo dos artistas do coletivo, que vêm de diversas partes do Brasil e se encontraram na França, é de elaborar projetos para promover a cultura brasileira festiva, como por exemplo os carnavais de rua, na cidade de Lille.

O projeto Solibrasil já aconteceu em 2010 e 2011, graças à parceria entre o grupo Brasil Afro e as ONGs belorizontinas Tambolele e Plug Minas. Em 2013, um grupo de jovens mineiros foi recebido em Lille, também através da mesma parceria. Este é mais um resultado da colaboração entre Minas e Nord-Pas-De-Calais.

Conheça mais sobre o projeto no site do Brasil Afro Frunk.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s