RECEITA DA SEMANA #1

Para estreiar nossa sessão semanal de receitas francesas, vamos ensiná-los a preparar um delicioso quiche lorraine! Esta é uma receita original da Lorena (em francês, Lorraine), que fica no nordeste da França, próximo à Alemanha. Os dois países já tiveram vários conflitos pela posse do território, que tornou-se definitivamente parte da França após a 1ª Guerra Mundial.

O quiche é um prato típico francês, apreciado em vários lugares do mundo e facílimo de se fazer! Nossa receita leva bacon, mas você pode fazer o recheio com alho poró, champignon, presunto… Use sua criatividade! Mas atenção, a massa deve ser preparada 1 hora antes.

Quiche Lorraine
Rendimento: 1 forma redonda com 26cm ou 12 forminhas pequenas de 9cm de diâmetro.

MASSA

Ingredientes:
. 200g de farinha de trigo
. 90g de manteiga cortada em cubinhos
. 1 ovo
. 1 colher (sopa) de água fria
. 1 colher (café) de sal

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a manteiga, o sal e farinha, até obter algo parecido com uma farofa. Acrescente o ovo e misture. Por fim, acrescente a água. Misture tudo até obter uma massa homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para a geladeira por 1 hora. Passado este tempo, abra a massa com um rolo de macarrão (dica: se não tiver um rolo de macarrão, você pode utilizar uma garrafa de vinho vazia, envolvida em plástico filme) e corte-a para preencher a sua forma (ou forminhas). Forre a forma pressionando bem com os dedos. Faça furinhos com um garfo ou uma faca no fundo da massa para tirar todo o ar e pressione bem, para que a massa ocupe bem o espaço da forma. Reserve e pré aqueca o forno a 200ºC.

RECHEIO

Ingredientes:
. 2 ovos
. 2 gemas
. 250ml de creme de leite
. 250ml de leite
. 200g de bacon em cubos (frite um pouco o bacon antes de preparar o recheio)
. 100 g queijo ralado
. sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture os ovos, gemas, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente o creme de leite e o leite e misture bem. Forre a forma com o queijo ralado e o bacon, e cubra com mistura preparada. Leve para assar no forno pré-aquecido a 200ºC, por 30 minutos ou até que a massa e o recheio estejam dourados.

C’est ça! Esperamos que vocês tenham gostado! Deixem seus comentários e acompanhem o blog para mais novidades sobre a França.

Receitas originais em Plat du Jour (pt) e Meilleur du Chef (fr).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s